quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

1 119 - O adeus do Pelotão de Morteiros 4281...

Grupo de militares do Pelotão de Morteiros 4281 em confraternização, no Quitexe, em 1974




A 4 de Janeiro de 1975, completou-se a mudança do Pelotão de Morteiros 4281 para Carmona, onde ficou até que o destino os levou a Luanda e depois a Lisboa. 
A saída do Quitexe começara a 20 de Dezembro e inseria-se no processo de mutação do dispositivo militar da zona de acção do Batalhão de Cavalaria 8423. Recordemos que as fazendas do  Liberato, de Zalala e Santa Isabel já tinham sido abandonadas pela tropa portuguesa. Assim como Luísa Maria! E que os Cavaleiros do Norte se concentravam, agora, ao longo da estrada do café - a que ainda hoje liga Luanda a Carmona (a hoje cidade do Uíge!).
Os «morteiros», comandados pelo alferes João Leite, já jornadeavam pelo Quitexe aquando da nossa chegada à voa, a 6 de Junho de 1974 - continuando como reforço activo da guarnição. 
Sempre foram bons companheiros.
A sua rotação para Carmona (a cidade de Uíge), por outro lado, significava mais um passo no caminho que todos mais desejávamos percorrer: o do regresso. Indo eles, lá iríamos nós. Era uma questão de tempo. Os primeiros dias do no ano novo de 1975, começavam a ser riscados no calendário, entrávamos nós no sétimo mês de comissão.

Sem comentários: