quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

1 132 - A primeira aparição pública do BCAV. 8423

A primeira aparição do Batalhão de Cavalaria 8423  «como unidade constituída» foi a 16 de Janeiro de 1974 - há 38 anos, uff!!!!... -, na cerimónia de tomada de posse do comandante do RC4, o coronel Craveiro Lopes, filho do antigo Presidente da República com o mesmo nome e bem conhecido (ficámos a conhecer!..) pela sua austeridade, diria que aspereza e exigências disciplinares.
Vagamente, dele recordo um momento de entrada (de vários futuros Cavaleiros do Norte) na porta d´armas do RC4, idos do Destacamento onde o BCAV. 8423 se formava. Ao ver que Craveiro Lopes estaria para sair do aquartelamento, ao fim do dia, simulámos uma caminhada até à capela, para não nos cruzarmos com ele, quando ele nos mandou chamar, por um dos homens do reforço e nos pregou sermão e missa cantada, que ainda nos zumbe nos ouvidos. Tinha "topado" que nos furtáramos a passar pelo portão lateral da porta d´armas, no momento da sua saída.
Quanto à cerimónia da sua posse, teve parada na entrada do aquartelamento e recordo o garbo dos «8423´s», exibido na formatura e desfile, com um grupo (vários pelotões?!) formado à pressa e até algo nervoso. Na prática, o BCAV. formava-se desde há apenas uma semana e julgo não errar dizendo que era principalmente formado por futuros atiradores - já que os especialistas chegariam mais tarde.
Voz de comando do grupo que eu integrava, essa recordo-a e com saudade. Era a do aspirante a oficial miliciano Garcia. Que viria a ser o «comandante-em-chefe» do PELREC, na jornada que nos levou a Angola.

Sem comentários: