sábado, 28 de janeiro de 2012

1 142 - O principio dos incidentes de Aldeia Viçosa

Os incidentes de Aldeia Viçosa, que a 26 de Janeiro de 1975 opuseram militarmente a FNLA e o MPLA, têm mais um registo fotográfico: o da imagem, enviada pelo (furriel) Letras, da 2ª. CCAV. 8423.
Aqui se vêem, chegados em camião civil, vários  homens armados, misturados com populares e aparentemente prontos para o que quer que fosse. São homens do MPLA, ou da FNLA? Não sei, nem o Letras se lembra - nem é assim tão importante para a história. Qualquer um deles, poderia ser.
Registe-se, todavia, o facto de esta acção ser mesmo em frente ao aquartelamento da 2ª. CCAV. 8423 - o que, muito naturalmente, terá suscitado alguns constrangimentos - até porque a guarnição estava desfalcada de um grupo de combate, destacado para Carmona, como pelotão de intervenção. Daí a razão (aqui falada ontem) para o PELREC lá ser chamado de urgência. Felizmente, depois se viu, sem se concretizar a necessidade, pois tudo a diplomacia militar resolveu e a escaramuça ficou-se pelas palavras e gritos de ordem.
O que será feito destes irmãos angolanos da imagem? 
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola, movimento de libertação liderado por Holden Roberto.
- MPLA. Movimento Popular de Libertação de Angola, idem, por Agostinho Neto.
- CARMONA. Cidade capital da província do Uíge, assim denominada em homenagem ao antigo Presidente da República, marechal Óscar de Fragoso Carmona. Depois da independência angolana, voltou a denominar-se Uíge (a designação nativa).

Sem comentários: