domingo, 22 de janeiro de 2012

1 136 - O Pinto de Sousa que foi futebolista do Benfica



Aguiar, Casal e Pinto de Sousa, no Quitexe

_______________________________
A. CASAL DA FONSECA
Texto

Ontem, estive à conversa com o Pinto de Sousa, ao tempo 1º. cabo radiotelegrafista em Santa Isabel. Companheiro de recruta e especialidade, em Leiria e Porto, respectivamente, por coincidência veio a fazer parte do meu batalhão, em Angola.
Ex-jogador dos juniores do Benfica, viria a jogar no União de Leiria, como sénior, prevendo-se uma carreira auspiciosa. Que não se concretizou, devido a uma lesão, a seis meses do embarque, e que se agravaria como jogador do ASA de Luanda.
E foi exactamente por ir jogar para Luanda, que se apresentou no Quitexe, onde foi buscar a autorização assinada pelo comandante de batalhão. Que apenas, penso eu, se limitou a dar seguimento ao que já estava devidamente delineado por quem mais poder tinha e mandava! O nosso comandante, ao tempo Tenente-Coronel, nesta matéria não mandaria grande coisa, ou mesmo nada, suponho!
Sei, porque disso me deu conta, que a carta a entregar ao seu comandante em Santa Isabel, vinha assinada por um brigadeiro e que continha ordens no sentido de não provocar quaisquer entraves ao militar em questão, na transferência que já estava devidamente tratada. Não só pelo clube que representava, mas também, e principalmente, pelo Benfica, que queria o atleta de volta ao clube, e em boa forma!
Mas, como ainda ontem me dizia, a confirmar a conversa que tivemos no bar do Topeto, no Quitexe,teve sempre a colaboração de Humberto Coelho, também companheiro no Regimento de Transmissões do Porto, e do jogador José Augusto – funcionava também como relações públicas.
«Nem imaginas do que eu me safei pá!..., acho que iria dar em doido em Santa Isabel!», dizia Pinto de Sousa, aliviado e de volta do bife com batatas fritas!
Na altura, não sabia se não estaria a exagerar, dado que tínhamos apenas cerca de um mês de Angola, e o único contacto que tinha com a companhia era via rádio. Mais tarde, conheci pessoalmente quem o substituira, que não ficou nada agradado com a mudança de Luanda para Santa Isabel! Enfim, coisas da vida!
Despedimo-nos no Quitexe em 1972 e iremos reencontrar-nos muito brevemente, para falar sabe-se lá de quê, talvez de tudo, mas passará de certeza, pelo futebol, Luanda, Santa Isabel e Quitexe!
A. CASAL DA FONSECA
BCAÇ. 3879

1 comentário:

Anónimo disse...

boa noite amigo Casal,nao conheci o sr.Pinto de Sousa,mas conheci bem essas mesas do Topeto,nao era grande a espelanada,mas que se comia la muito bem e verdade e tambem se bebia.Eu tenho uma foto com o Duarte,ja falecido.....um abraço para ti amigo Casal...Filipe Branco