sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

1 120 - A Cimeira de Mombaça, em vésperas de Alvor...


Avenida do Quitexe (ou Rua de Baixo) em 1974/75. Esquina da casa dos furriéis, messe de oficiais (cor de rosa e telhado de chapa) e messe de sargentos (ao fundo, casa branca)

O ano de 1975 abriu, para os três movimentos de libertação de Angola, com a realização, de 3 a 5 de Janeiro, da Cimeira de Mombaça, no Quénia - que, em boa fé, criou uma plataforma para a negociação com Portugal, na que se aproximava Cimeira do Hotel  Penina, no Alvor (Algarve), de 10 a 15 de Janeiro
.
As conversações da FNLA, do MPLA e da UNITA com os novos governantes de Portugal, levaram á assinatura do chamado Acordo de Alvor - negociando os termos da independência de Angola. 
«A cimeira polarizou todas as atenções, já que, primeiramente, na de Mombaça, parecia, pela primeira vez, ter-se conseguido uma comunhão de interesses de todos os movimentos», lê-se no Livro da Unidade (o BCAV. 8423) - citando a.
Ao tempo, mal (ou nada) informados sobre essas altas diligências, a guarnição quitexana fazia a sua vida normal, soprando do Portugal europeu repetidas (contra)informações sobre a iminência do nosso regresso. Chegavam-nos em forma de aerogramas e cartas (da família e dos amigos) e também de alguma imprensa - o Jornal de Notícias e o Expresso, os jornais que lá chegavam com algum atraso.
O que não faltava - e até, aliás, levedava bem substantivamente... - era o azedume de parte da comunidade civil europeia em relação aos militares, vulgarmente acusados de cobardes e traidores. E repetiam-se algumas escaramuças entre elementos dos movimentos que se iam instalando nos meios urbanos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Avenida do Quitexe !!!
A casa onde dormi etc.
ManPinto