quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

1 118 - Natal, Ano Novo e desenfianços para Carmona...

Entrada do Quitexe, na estrada do café, em Julho de 2010 (Foto By Bembe)
__________________
A. CASAL FONSECA
Texto



Estou aqui a recordar-me da noite de passagem de ano, no Quitexe de 1972/1973. Não terá sido muito diferente das restantes Companhias, até porque não havia muito por onde inventar. 
Sabia-se, isso sim, que haveria lugar a grandes copofonias, para não dizer bebedeiras e alguma algazarra, e que as coisas não iriam correr muito bem,  face a tantos e minuciosos preparativos! Fora da vila sentia-se alguma insegurança, e não foi por acaso que nas semanas que antecederam o natal se fizeram mais operações militares que o habitual. Tínhamos, portanto, que estar ainda mais atentos no período de Natal e ano novo - foi este o recado dado pelo nosso Comandante. Para no-lo dar, mandou reunir toda a Companhia e, num tom grave, deixou sérios avisos a todos os que pisassem o risco por ele imposto! Não estragou a festa a ninguém, nem era o seu objectivo, mas deixou bem claro que os festejos não poderiam, em alguma circunstância, colocar em risco a segurança dos militares, dos civis e da própria vila! Por experiência própria, sabia bem que o período natalício era melindroso! 
Terminou assim: «Confio em todos, não me desiludam! Boas Festas!».

Sei que houve alguns abusos, apesar da apertada vigilância, mas nada de muito grave. Algumas bebedeiras, dois ou três na enfermaria, por não aguentarem as bebidas alcoólicas mais fortes, e houve até quem se descontrolasse e viesse chamar pela mãezinha, para a rua! Chorou que nem um desalmado e, por fim, adormeceu sentado no chão, tal qual uma criança! E, tal como a uma criança, levei-o ao colo para a cama, onde ficou a dormir profundamente! O “valentão” que tudo aguentava, fora-se abaixo! Como os melhores! Ainda hoje, faço questão de lhe lembrar o episódio! Para chatear, claro!

O rescaldo das festas natalícias quitexanas, para alguns não foi lá muito famoso! Principalmente para quatro que se desenfiaram e só voltaram ao Quitexe no dia 2 de Janeiro! Depois de uma farra em Carmona, apanharam boleia para o Quitexe, mas para não darem nas vistas quiseram fazer o percurso a pé, a partir do quartel dos Voluntários! Mas não acabaram de o fazer, porque o próprio capitão, numa das suas famosas incursões pelos arredores, lhes deu boleia até ao aquartelamento! Ficou sem fala, o quarteto, quando viu o jeep parar na berma oposta! Ficaram sem pingo de sangue, sem reacção, quando pensavam que tudo correra tão bem! Foi pena rapazes, mas deixem lá porque, segundo se constou, gozaram que se fartaram!
ACF

Sem comentários: