quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

1 140 - FNLA E MPLA não se entenderam em Aldeia Viçosa

Porta d´armas do aquartelamento da 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa


A 26 de Janeiro de 1975, escaramuças entre elementos da FNLA e do MPLA puseram Aldeia Viçosa em pé de fogo: ambas queriam fazer um comício e demarcar terrenos políticos. A coisa não esteve fácil e valeu, ao que leio no Livro da Unidade, «a intervenção das NT, em situação apaziguadora, que se conseguiu».
Aldeia Viçosa - por onde jornadeava a 2ª. Companhia (do capitão Cruz) e e Vista Alegre (a 2ª. CCV., do capitão Castro Dias) - eram territórios uíjanos, de além-Dembos, por onde os dois movimentos tinham posições equivalentes. O que já não acontecia no Quitexe, onde imperava a FNLA, «quase na íntegra».
A situação de equivalência dava «aso a situações de atrito» e, entre elas, «a mais grave terá sido em 26 de Janeiro». Nesse dia, abria-se a delegação da FNLA e, chegados ao momento de ambos quererem fazer o comício conjunto, não se entenderam - tendo valido a pronta intervenção das NT.
Ao tempo, um pouco por toda a Angola, semeavam-se e multiplicavam-se actividades de politização. De 10 a 12 desse mesmo mês, andando eu «desenfiado» por Luanda, assistira casual e parcialmente a uma dessas acções, que não chegou ao fim, num bairro lateral da estrada de Catete, porque se registou uma intervenção armada. Um, quase motim.
Angola levedava na alegria da independência cada vez mais natal, mas irmãos havia que por lá não se entendiam e das armas faziam a sua voz. 
- NT. Nossas Tropas.

Sem comentários: