terça-feira, 17 de janeiro de 2012

1 131 - Angola Governada por angolanos a partir de 31 de Janeiro

Rosa Coutinho em Luanda, a 15 de Janeiro de 1975,  
a falar sobre a independência de Angola

«Angola governada por angolanos» era o título, garrafal, da primeira página do jornal A Província de Angola, a16 de Janeiro de 1975, com a fotografia de Costa Gomes, Jonas Savimbi, Agostinho Neto e Holden Roberto.
"Foi num ambiente de confiança mútua e de franca cordialidade, que decorreu, esta noite, no Hotel da Penina, a cerimónia de encerramento da conferência geral sobre Angola», referia a notícia, referindo-se ao dia de véspera - quando, no Alvor foi celebrado o acordo do Governo Português com os três movimentos (MPLA, FNLA e UNITA). Que, principalmente, apontava 11 de Novembro com a data da Independência de Angola.
Não me lembro se o jornal chegava ao Quitexe, mas sei que esta edição ma enviou o Alberto Ferreira, que era cabo especialista da Força Aérea, em Luanda.
Vale a pena recordar que foi acordada a constituição de um Governo Provisório, chefiado por um Alto
Comissário português, e estabelecem o dia 11 de Novembro para a proclamação da independência de Angola. O Governo Provisório seria constituído até ao final de Janeiro.
A notícia, tão importante como era, gerou larga manifestações de regozijo e euforia na guarnição e confirmava o que se murmurava há muito: a declaração da independência e, por consequência, a antecipação do nosso regresso a Angola. Que só viria a acontecer em Setembro. 
Em Luanda, na véspera, o alto-comissário e governador geral Rosa Coutinho (foto), falava aos jornalistas sobre o acontecimento.

Sem comentários: