quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

1 126 - Os passeios turísticos às Quedas do Duque de Bragança


Andavam os políticos de Lisboa a desbaratar a revolução e, por estes dias de Janeiro de 1975, a preparar a Cimeira do Alvor e, no Quitexe, ensaiava-se uma intervenção cultural e recreativa para "exibir" em Carmona e faziam-se excursões a Malange, às Quedas do Duque de Bragança, ao Cacuso - porventura a outras localidades do mapa turístico do norte angolano.
Machimbombos, para tal, ora essa...., nem pensar. O pessoal arrumava-se como podia numa berliet e lá ia todo ele a cantar e a rir, bebericando e pulando em festa, pelas estradas de asfalto da Angola calorenta que nos recebia, como mãe, irmã e amiga!! E eram extraordinárias as imagens que se descobriam, delas sendo exemplo majestático as fabulosas Quedas do Duque de Bragança. Realmente, espantosas para os nossos olhos - nada habituados a todas aquelas magnificiências da mãe-natureza!
A fotografia do post mostra um grupo da 3ª. CCAV. 8423 (a de Santa Isabel, mas ao tempo já no Quitexe) numa dessas muito popularizadas viagens do tempo, nela se reconhecendo o Rabiça (sublinhado a amarelo) e o Querido (a roxo, assim me parece). E o da boina, ou m´engano ou é o Ricardo. Alguém pode identificar os outros Cavaleiros?
- RABIÇA. Ângelo Tuna Rabiça, furriel miliciano enfermeiro, da 3ª.  CCAV. 8423. Professor aposentado, em Vila Real.
- RICARDO. Alcides dos Santos da Fonseca Ricardo, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CVAV.. Mora na área de Lisboa.
- QUERIDO. José Adelino Borges Querido, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423, funcionário público e empresário em Lisboa.
- MACHIMBOMBO. Autocarro, assim se chamava em Angola.
 

1 comentário:

Furriel Letras disse...

Será possivel alguem me dar o contacto do FURRIEL QUERIDO?