quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sinto orgulho de ter sido militar do Exército Português

Aldeia Viçosa, vila assinalada no mapa, assim como Santa
Isabel e Dange (que é o Quitexe). João Machado (foto em
 baixo), assina depoimento sobre a jornada angolana dos Cavaleiros do Norte 

A G3 foi a primeira amante que tive quando cheguei a Angola. Aquela que davam aos cachopos de 21 anos, que muita gente agora trata por Defensores do Colonialismo. E o que é que as vezes sinto, perante certas conversas a que assisto e até a programas de televisão?! Vergonha ? Não tenho, mas às vezes ponho-me a pensar se irá haver historiadores honestos que contem a verdadeira história da DESCOLONIZAÇÂO. Até penso se não seria uma página negra na nossa história, comparada com a epopeia dos Descobrimentos.
Bem, mas isso foi só quando me cuspiram em cima, fardado, na cidade de Luanda, algures em Julho ou Agosto do ano de 1975 (se a memória não me falha), já não falando do apelidado de Batalhão Cueca, que, segundo ouvi dizer na altura, em Luanda, vinha em coluna de Henrique Carvalho, para Luanda, quando foi assaltado no caminho, suponho que pela UNITA, de tal modo que desde armamento às fardas tudo que quiseram lhe tiraram, tendo chegado a Malange em cuecas.
Ali lhe foram dadas novas (ou usadas) fardas.
Não haverá quem tenha coragem de divulgar esta história, se o foi efectivamente?
Às vezes, sinto orgulho de ter sido militar do Exército Português, de ter jurado a nossa bandeira - que é a mesma, ainda hoje - e defendido, com armas na mão, a nossa Pátria. Mas por vezes penso se não teria sido mais útil ter fugido para França, como tantos fizeram - hipótese que reconheço estar completamente de lado, considerando a educação que os meus pais me deram.
E qual foi a sorte de alguns miúdos da nossa geração, cujos nomes  estão escritos numa parede, ali para os lados de Belém?! Até há pouco tempo era guardada por uma sentinela, mas não sei como irá ser no futuro, com a crise económica.
Vamos ter mui para falar de Angola
JOãO MACHADO
Alferes Miliciano da 2ª. CCAV. 8423

1 comentário:

Anónimo disse...

Rodrigues Furr. mil. da 1ª Companhia 8423, Zalala e outras, parabéns pelo depoimento. a realidade é essa. 1 abraço Camarada