segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O ópio do povo que destressava os militares do Quitexe



Aqui se tem falado tanto de futebol, em vez de guerra, que me ponho hoje de «guarda» para voltar a falar desse ópio que transforma o povo e destressa pressões, à mistura com muitos nomes às santas das mães e às fiéis das mulheres.
António Casal, a propósito do que Eugénio Silva aqui veio falar de um craque do Quitexe, o Alvarito, veio aprazer-se a refrescar-lhe a memória.
Então, caro contemporâneo de Carmona e engenheiro da Sonangol, o Faruk, diz o Fonseca, era soldado e médio, baixo e possante. O Nelson (guarda-redes) e Victor (médio), eram ambos furriéis. Todos eram jogadores da então 2ª. Divisão Nacional, tal como o Alvarito que, curiosamente, era adversário de Victor. O Marinhense do Alvarito e o Caldas do Victor, pertenciam à mesma série.

Quanto ao boato do perecimento de Alvarito, ele ocorreu em 1973. E correu célere, qual internet nos nossos dias!
Eugénio Silva, por sua vez, vem presentar-nos com esta foto, do estádio dos Coqueiros, em Luanda, em 1972 ou 73, num jogo do Recreativo do Uíge contra o Benfica de Luanda, a contar para o campeonato provincial da segunda divisão, zona Norte.
O Alvarito, diz Eugénio Silva, certamente se recorda de nomes como Nelson, Fernando Correia, Ernesto, Hélder, Piscas, Caseiro, Acácio, Faruk, Victor e Silva. Quem lhe enviou a foto (a ES), foi o filho do Hélder.
Alvarito, o tal craque do Quitexe, é o último da direita, em baixo.

«Não me lembro do resultado deste jogo, mas o Recreativo do Uíge era muito forte!», comentou Eugénio Silva.
E, pronto, hoje não falámos de guerra!!
Mas fica o desafio para os especialistas: identificar estes fulaninhos que trocavam a farda e a espingarda pelos calções, pela camisola e as chuteiras e uma bola.

1 comentário:

Casal disse...

Então temos:
De pé-Nelson, guarda-redes (ex-furriel ranger) ?..., ?..., ?,... ?,... ?....
Agachados da esq. p/ dta - ?..., Faruk (ex-soldado pel. Morteiros), Victor (ex-furriel vagomestre), Silva (ex-soldado sapador), e Alvarito (ex-soldado radiotelegrafista).
Todos da CCS do Bat. Caç. 3879 no Quitexe - Rápidos e Audazes. Aproveito para dizer que o Nelson e o Faruk são os únicos que, até ao momento, "escaparam" às malhas do nosso convívio anual. Quem sabe, um dia!...