quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O leal, camarada e dedicado furriel Queiroz de Zalala

Furriel miliciano Plácido Queiroz e capitão miliciano
Davide Castro Dias, da 1ª. CCAV. 8423


O Queiróz é de Braga e foi Cavaleiro do Norte, servindo como furriel miliciano de Armamento Pesado, na guarnição de Zalala. Por lá jornadeou a 1ª. Companhia, comandada pelo capitão miliciano Castro Dias.
O Queiroz era rapaz de verbo fácil e companheiro dos bons, sempre regando de boa disposição os seus contactos pessoais. A vida fez-nos encontrar várias vezes, em idas minhas a Braga, e com ele tenho falado nos últimos meses, recordando peripécias da vida militar que nos levou ao Uíge angolano.
«Reúne também elevados dotes de camaradagem, lealdade e extrema dedicação, podendo desse modo dizer-se que as suas actividades militares, além de apreciadas por superiores, foram  admiradas pelos seus camaradas e subordinados», revela o louvor do comandante do BCAV. 8423, por proposta de Castro Dias, o comandante da subunidade de Zalala.
O Queiroz, que com a guarnição do Quitexe confraternizava regularmente - nas suas deslocações enquanto gestor da cantina zalalense -, foi também «pronto e eficiente» como auxiliar do 1º. sargento, missão (tal qual a de gestor da cantina) para as quais «não possuía aptidões especiais».
Mas, cito do louvor, superou dificuldades com «esforço e verdadeiro espírito de sacrifício» (...) «sempre dando provas inequívocas do maior interesse pelos serviços que lhe foram solicitados».
- QUEIROZ. Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queiroz, furriel miliciano de Armamento Pesado, aposentado, natural e residente em Braga.
-  CASTRO DIAS. Davide de Oliveira Castro Dias, capitão miliciano, comandante da 1ª. CCAV., a de Zalala. Proefssor aposentado, residente em Rio Tinto (Porto). Ver AQUI.
- SARGENTO. Alexandre Joaquim F. Panasco, 1º. sargento da secretaria da 1ª. CCAV. 8423, de Zalala.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu nome Carlos Ferreira, fui cabo, mat. Guerra e outras coisas. Estive recentemente nas localidades onde estivemos em Angola, como Zalala, donde tenho fotos. Gostaria de éter o vosso contacto. Vivo em Moçambique, naturalizado. Meu contacto, 00258 8233103890, ou. Sistronic@tvcabo.co.mz, minha empresa. Meu estatuto e repouso do guerreiro, neste momento, e fui Angola de carro, desde Moçambique. Gostaria muito de falar convosco. Um abraco