terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O futebol do Quitexe e o Alvarito do Recreativo do Uíge




EUGÉNIO F. SILVA
Texto

O blogue fez referência ao Alvarito que jogou no Clube Recreativo do Uíge. Eu conheci-o muito bem,  pelos golos que marcava. Era um grande goleador! Conheci também o guarda-redes Nelson, não sei se era ele o furriel; conheci um grande médio, alto, chamado Vítor; conheci outros jogadores deste clube, de que eu muito gostava, como o veloz Acácio, Faruk, Zé Alberto, Hélder, Faria, Ezequiel, Polainas, Duarte, Albertino, os guarda redes Lima, Rego, Durão e Ernesto, a maior parte deles eram militares.
O Clube Recreativo do Uíge era a equipa que eu mais gostava. Assisti a vários jogos por eles realizados!

Havia no Quitexe uma equipa que tinha camisolas amarelas e calções pretos, meias amarelas ou pretas, que disputava também o Distrital do Uíge, mas penso que o Celestino Viegas já não a encontrou quando esteve Quitexe! Diziam-me que era muito agressiva, quando perdia em casa. Eu nunca vi nenhum jogo em Quitexe, nem no Negage, via apenas em Carmona.
Fico contente por saber que o Alvarito está vivo, porque,  em 1972 ou 1973, eu tinha ouvido um colega de turma, filho de um dirigente do FC do Uíge, a dizer que ele tinha perecido numa frente de combate. Eu não acreditei. Agora, será ele que fracturou a perna? 
Sabem que o CRU e o FCU eram rivais de Carmona!

- EUGÉNIO F. SILVA. Engenheiro Gedofísico, na Sonangol, em Angola. Estudante do Liceu de Carmona (Uíge) em 1975. A sua família foi uma das recolhidas no BC12, aquando dos graves incidentes de Junho daquele ano.
Ver AQUI.

4 comentários:

J.Lapa disse...

Havia no Quitexe uma equipe que tinha as camisolas amerelas...dizia o Sr. Eng. Eugénio Silva. De faco nos anos de 1965 a 1967,o Clube Desportivo do Quitexe tinha o seu equipamento com as seguintes cores: camisola amarela com punhos e golas pretas, calção preto e meias também pretas. Os jogadores do C.D.Quitexe eram todos, mas mesmo todos, militares do BART 786. No lote destes jogadores havia um que sobressaia pela sua classe; era o Zé Manel,atleta pertencente aos quadros do S.C.Beira-Mar (na altura militava no segundo escalão do futebol nacional) um bom ponta-esquerda!
Nesses anos, nos distritais, ficaram agrupadas as seguintes equipas: C.D.Quitexe, Futebol Clube do Uige, Recreativo do Uige e Sporting do Negage.
Quanto à agressividade, nos jogos no Quitexe, a coisa era mesmo real,aquilo era a tocar o rasgadinho que nem queira saber.
Um abraço.
J.Lapa

Casal disse...

Apraz-me registar a memória de Eugénio Silva. Faruk, soldado, era o médio de quem eu não recordava o nome - baixo e possante. O Nelson (guarda-redes) e Victor (médio), eram ambos furriéis. Todos eram jogadores da então 2ª Divisão Nacional, tal como o Alvarito que, curiosamente, era adversário de Victor. O Marinhense "do Alvarito" e o Caldas "do Victor", pertenciam à mesma série.
Quanto ao boato do perecimento, ele ocorreu em 1973. E correu célere, qual internet nos nossos dias!

Eugénio Silva disse...

Caros J. Lapa e Casal, eu li os vossos comentários sobre o que escrevi do Desportivo do Quitexe(equipa agressiva) e do Alvarito do CRU e gostei. Ambos vieram dar-me mais lucidez,pois iluminaram-me com mais detalhes e já me esquecera que o D. do Quitexe, só estivera no Distrital do Uíge, entre 1965 e 1967. Porém, o Distrital do Uíge, tinha mais equipas que 4. Tinha o Desportivo de Ambaca, Desportivo de Sanza Pombo, Desportivo do Negage e o Benfica do Uíge. O Sporting do Negage apenas aparece em 1967, era muito forte e ainda defrontou o D. Quitexe, que depois desaparece e passado um ou dois anos mais tarde, surge o Clube Desportivo e Recreativo do Songo. Após o desaparecimento do Quitexe, as equipas do Distrital do Uíge estavam em número ímpar e cada Domingo, folgava sempre uma, até que surge o Songo! Sobre o célebre boato do perecimento do Alvarito em 1973, aquilo correu mesmo célere!

Francisco Basilio disse...

Quais foram os campeões do Distrital do Uige entre 65 e 67?