quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Guião e emblema do Batalhão de Cavalaria 8423



Aos idos dias de Fevereiro de 1974, há 37 anos, jornadeavam os futuros Cavaleiros do Norte pelo Campo  Militar de Santa Margarida, sabendo já que o destino era Angola, mas desconhecendo o poiso da guarnição. Viria a ser no Quitexe, como todos depois soubemos. E em Zalala, em Aldeia Viçosa e Santa Isabel.
Os praças aprontavam especialidades, disparando e marchando os atiradores; batendo teclas os amanuenses e os escriturários; radiomontando os homens da transmissões, mecanizando-se os das oficinas (auto e de armamento) e conduzindo os condutores, enquanto os enfermeiros treinavam as seringas e termómetros, mercenava o carpinteiro e especializavam-se os cozinheiros em ementas, enquanto os sapadores treinavam a montagem e desmontagem de minas e armadilhas e os futuros homens do aprovisionamento faziam contas e simulavam compras.
Levedava-se o espírito de grupo.
Nos primeiros dias de Fevereiro, agora se fazem 37 aninhos - vejam lá como o tempo passa!!!!... - ficámos a conhecer o emblema da unidade. «Desejando-se desde o início instituir espírito de corpo no BCAV., de modo a que constituíssse num todo coeso, disciplinado e disciplinador, começou a idealizar-se o futuro emblema braçal, ao mesmo tempo que se desejou a sua plena identificação com a sua inidade mobilizadora», leio no Livro da Unidade.
O Unidade Mobilizadora era o Regimento de Cavalaria 4 (RC4), logo, inevitavelmente, o cavalo e o cavaleiro apareciam estampados no emblema, estilizados e simbolizando a força e capacidade de combate. Confesso que, pessoalmente, não gostei muito do emblema - quando a ideia nos foi mostrada pelo então aspirante miliciano Garcia, que nos perguntou do que achávamos. Mas, obviamente, nada valeu a opinião, pois quem mandava era quem decidia. E decidiu. Hoje, aqui o digo, olho para o emblema e arrepia-se-me o corpo e alegra-se-me a alma. Tive (tenho) orgulho de servir Portugal, sob  a nossa bandeira e o emblema dos (então) futuros Cavaleiros do Norte.
Já agora, imagina, quem o BCAV. 8423 epitetou de Cavaleiros do Norte? 
Voltaremos ao tema, por estes dias!  

1 comentário:

Carlos Silva disse...

Corrijam-me e desde já peço desculpa se estiver errado. É normal e passados tantos anos os lapsos de memória atraiçoam-nos, mas penso ter sido o nosso camarada/companheiro/amigo, Alf. Simões da 3ª CCAV o grande obreiro do Guião/Emblema do BCAV 8423.
Um grande abraço para todos,
Carlos Silva