domingo, 5 de dezembro de 2010

Os últimos dias de Santa Isabel



Fazenda de Santa Isabel, onde esteve instalada a 3ª. CCAV. 8423 (clicar na imagem, para a ampliar)

A 5 de Dezembro de 1974, o capitão José Paulo Falcão visitou a 3ª. CCAV. 8423, estacionada em Santa Isabel - de onde iria sair dentro de dias (completou a transferência a 10, para o Quitexe).
O PELREC fez a escolta e foi, naturalmente, a última vez que por lá estivemos. Santa Isabel estava militarmente ocupada desde 1961 e por lá passaram milhares de militares, de muitas companhias operacionais, por aquelas bandas palmilhando milhares de quilómetros em trilhos, picadas e matas.
Havia, ao tempo, grande confiança dos militares portugueses - não porque fosse fácil de gerir a relação com os futuros senhores da guerra (mal nós sabíamos...), mas porque todo o batalhão estava muito disciplinado e muito bem preparado. Uma escolta do Quitexe a Santa Isabel, por mais segurança e atenção que exigisse (e exigia), era sempre feita com tranquilidade, embora com todos os cuidados. Para mais no caso, fazendo guarda de honra ao comandante de batalhão em exercício.
Do dia, guardo a emoção das últimas cervejas por lá bebidas, no bar dos sargentos, comemorando a saída próxima dos nossos companheiros de Santa Isabel. Com o Ricardo, o Fernandes, o Flora, o Lino, o Capitão, o Lopes, o Graciano, talvez com outros mais. O que por então se expectava era o regresso a Portugal - que tanto tempo iria ainda demorar... - e, na imberbidade dos nossos entusiasmos, não deixávamos de os adubar com esperanças.
«Esta m... vai acabar rápido!!!», ocorre-me ouvir da boca do Ricardo.
Só voltaríamos a Lisboa a 8 de Setembro de 1975!

4 comentários:

Deus disse...

No caso da 3ª. companhia, o regresso foi a 11 de Setembro, precisamente 2 meses antes da independência.

Carlos Silva disse...

Uma vez mais, obrigado por me ajudares a reviver(não se trata de saudosismo, mas é que parte do meu espólio militar-albúns fotográficos e diário que vinham no caixote foram destruídos em Lanceiros) e nestas imagens, estão pedaços da nossa juventude que muito nos ensinou ou porque forçosamente tivémos que aprender.
E porque se trata da 3ª CCAV em especial, quero aqui deixar um grande abraço a TODOS os camaradas d'armas (Oficiais, Sargentos e Praças), sem excepção, extensivo a todo o restante Batalhão, com votos de FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO.
Haja SAÚDE.
Carlos Silva(Ex-Alf.Mil. 3ª CCAV)

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Caro CS:

O que faz falta é colaboração da malta. Com fotos,com histórias, com recordações. Mas a 3ª. CCAV., nesse capítulo, é a melhor das três operacionais.
Grande abraço.
CV

Anónimo disse...

Conheci bem Santa Isabel em 1972 mas nunca tinha visto em foto. Aquilo tinha boas condições e havia malta que estava mais bem instalada que no Quitexe. O capitão de lá é que não deixou saudades a nimguem e diziam que passavam lá maus bocados com ele. Se calhar aquilo já nem existe.
Teixeira