segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A apresentação dos Rangers em Santa Margarida


Monteiro, Neto e Viegas no messe dos cabos 
milicianos do RC4, em Santa Margarida

A 20 de Dezembro de 1973, eu, o Neto e o Monteiro recebemos ordem de marcha para Santa Margarida - onde, no RC4, nos teríamos de apresentar no dia 24, em vésperas de Natal. Idos de Lamego, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), onde nos fizemos Ranger´s e de que nos despedimos a 21, uma 6ª. feira.
Pelo meio, punha-se um fim de semana, passado em casa e, na manhã de 24, lá nos pusemos nós a caminho de Santa Margarida e com a firme certeza de que nos apresentaríamos e logo nos dispensariam para as festas natalícias em casa. Não viria a ser bem assim.
A 24, ao fim manhã, lá estávamos nós - eu e o Neto -, galgando quilómetros no seu (dele) SIMCA 1100, que tantas histórias teria para contar, se falasse. O Monteiro não sei como foi, mas lá apareceu também. E apresentados fomos, a um oficial de dia com apelido de ex-Presidente da República e que nos deu baile no gabinete. Ora porque nos apresentávamos de costas para a bandeira nacional, ora para as fotos do então PR(Américo Tomaz) e Presidente do Conselho (Marcelo Caetano.
O pior estava para vir: iríamos ficar de serviço.
Que não, que não podia ser, que estávamos mobilizados, tínhamos de ir passar o Natal a casa. Mas, impertinente e admoestador, o oficial de dia teorizou sobre os regulamentos e chamou o sargento de dia, para que nos orientasse no serviço.
«Meu capitão, desculpe lá!!! Está a dizer-nos que vamos os três ficar de serviço?», perguntei eu. Pois que era mesmo assim e assim teria de ser.
Irritou-se o Neto, sempre mais impulsivo que eu: «Eu fico é o caraças. Pior castigo que ir para Angola já não vamos ter.... Vamos é embora!!!!...». E aprontou-se a passar a porta de armas.
Olhei eu para o Monteiro e, de saco TAP ao ombro e sem olhar para trás, abandonámos o RC4, entrámos no SIMCA 1100 e... ala que se faz tarde. Se querem saber, não fomos castigados. O oficial de dia tinha estado a dar-nos tanga!

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi mesmo assim lá vai o tempo em que nada metia medo.Francisco Neto