domingo, 31 de outubro de 2010

O desarmamento dos milícias e o GE que chegou a capitão

Bar do Rocha, na entrada do Quitexe, do lado de Luanda, na Estrada do Café

O desarmamento dos milícias começou a ser feito, «voluntariamente», a 28 de Outubro de 1974. E sem quaisquer problemas. Para trás, ficavam alguns constrangimentos levantados pelos regedores das sanzalas, qu´andavam tementes de eventuais represálias dos combatentes dos movimentos de libertação - em particular da FNLA, o mais operativo na zona.
Desses dias, mas sem agora conseguir precisar pormenores, lembro-me da reacção meio tresmalhada de um GE que, no bar do Rocha (foto), já mais de meio embriagado, fazia questão de garantir, em ar de bravata e até insolência, que ele «nunca entregaria a arma».
Um GE, repare-se! Não um milícia.
Mas os próprios GE´s, quando chegou a hora do seu desarmamento, também não levantaram quaisquer problemas. Alguns deles, sem qualquer estranheza ou surpresa nossas (nossas, Forças Armadas de Portugal...), acabaram até por aderir ora à FNLA, ora ao MPLA.  
Um deles, vi eu a encontrá-lo - ou ele a mim, como queiram... - na avenida D, João II, em Luanda, com os galões de capitão nos ombros. Comandava uma força do MPLA, nos conturbados tempos de Agosto para Setembro de 1975.
Lembro-me que os seus olhos brilhavam de alegria: «Subi nos vida, esfurrié...», disse ele, para mim e para o Neto, radiante da vida e com o ar da felicidade de quem está no céu.
Era o mesmo GE que muitas vezes me dizia que tinha «mais esdinheiro nos puto que tu...». Tu, que era eu. Valha a verdade que não era difícil, mas, sendo isto verdade ou mentira, certo é que também me dizia que tinha um ou dois filhos a estudar num colégio do Estoril.
- GE. Grupos Especiais. Unidades auxiliares formadas em 1968, constituídas por voluntários africanos de etnia local, que operavam adidas às unidades do Exército Português. No seu auge, em Angola existiam, 99 grupos GE de 31 homens, cada. O BCAV. 8423 tinha adidos os GE nºs. 217 e 223 (Quitexe), o 222 (Aldeia Viçosa) e o 208 (Vista Alegre).
- PUTO. Designação dada a Portugal (continental), por ser pequeno, relativamente a Angola. Angola é territorialmente 14 vezes maior que Portugal.

1 comentário:

O cidadão Zé disse...

Cheguei aos cavaleiros do norte por acaso, apreciei bastante a informação e a vivência duma época que também vivi, e agradeço o revisitar do Campo Militar de Santa Margarida e o vizinho RC4 do BE3 onde vivi alguns anos.
Julgo que o autor é meu conhecido, e sendo quem penso, fico a apreciar mais um pouco a entidade. Parabéns
Abraço
José Santos Silva