quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Remodelação do dispositivo militar do BCAV. 8423

Fazenda de Santa Isabel, onde esteve instalada a 3ª. Companhia de Cavalaria, do capitão  miliciano José Paulo Fernandes (foto de Agostinho Belo)

A remodelação do dispositivo militar do BCAV. 8423 era muito falada nos dias de Outubro de 1974. A nível de praças e sargentos milicianos eram muitos os murmúrios - que não passariam de resto, de mais que desejos. Por exemplo, o de regressar a Portugal. Obviamente, o maior!
Numa das visitas a Vista Alegre, um «segredo» se soube, da boca de um oficial dali e cujo nome não lembro, numa breve conversa de bar: a CCAç. 4145 iria abandonar a vila, passando para o Sector Luanda. Viria a ser substituída pela 1ª. CCAV., a de Zalada - comandada pelo capitão miliciano Castro Dias. Eram boas notícias, calculávamos nós: se estes vão embora, estes dias são vésperas de nós também irmos. Também se soube que a CCAÇ. 209, a do Liberato, também iria embora. Pelo Subsector do Uíge iria sobrar o BCAV. 8423!
Outra confidência, esta do alferes Garcia, tinha a ver com a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel e confirmava o nosso prognóstico e desejo: iria para o Quitexe (o que aconteceu em Dezembro). Então, nós (CCS) iríamos para Carmona. E fomos, mas só a 2 de Março de 1975.
A remodelação do dispositivo militar, na prática, confirmava a saída definitiva da Fazendas Santa Isabel, Zalala e Liberato, militarmente ocupadas desde 1961/62. O cessar fogo anunciado por FNLA, MPLA e UNITA abriu portas para este dispositivo e os Cavaleiros do Norte iriam ficar ao longo da estrada de asfalto, a do café, que liga(va) Carmona a Luanda. No Quitexe, em Aldeia Viçosa e em Vista Alegre. Quanto ao regresso, é que a «coisa» não tinha maneira de ser anunciada. Viria a ser apenas dez meses depois, a 8 de Setembro de 1975. 

1 comentário:

Deus disse...

Bela fotografia, Belo.
A minha passagem por Santa Isabel, foi muito curta, dado que inicialmente estive destacado no Quitexe.
Tenho, contúdo, boas recordações das noitadas a devorar petiscos na padaria e jogatanas no casino, aliás centro de transmissões.
Tanto a padaria como as transmissões ficavam ao fundo: padaria do lado esquerdo e transmissões do lado direito. No meio ficava a cantina. No lado direito, a seguir ao "castelo" , que albergavao os oficiais e sargentos, ficava a enfermagem, os serviços admnistrativos, o meu Tzero, ou seja, centro cripto, mais abaixo ficava o refeitório e ao fundo, as referidas tranmissões. Na ala esquerda, creio que ficavam as casernas, as oficinas auto, etc.
É com muito gosto, que vejo notícias sobre a 3CCav, aqui publicadas.
Se bem me recordo, o Cardoso (o meu chefe) também tirava muitas fotografias. Não é verdade Cardoso?
Abraço