terça-feira, 19 de outubro de 2010

Deserções do Grupo de Mesclagem de Aldeia Viçosa

Rua principal de Aldeia Viçosa, correspondendo à estrada do café, onde estava a 2ª. CCAV. do BCAV. 8423  (foto de Ivo Cardoso)

O mês de Outubro de 1974 foi mês de cinco deserções, todas da 2ª. CCAV. 8423, instalada em Aldeia Viçosa. Calma, os desertores fora cinco soldados dos grupos de mesclagem, todos angolanos.
As companhias operacionais - a de Zalala (1ª.), de Aldeia Viçosa (2ª.) e de Santa Isabel (3ª.), no caso do BCAV. 8423 - eram complementadas com militares de origem local (angolanos), formando um pelotão operacional. Eram os chamados Grupos de Mesclagem, que também incluíam militares europeus - na falta de quadros angolanos de comando.
A Companhia comandada pelo capitão miliciano Cruz tinha um Grupo de Mesclagem, formado por 36 homens e foram cindo deles que desertaram em Outubro de 1974. E, depois, outros se seguiram, ou foram desmobilizados. Compreende-se: tinham andado a lutar sob a bandeira portuguesa e a independência estava iminente. Poderiam sofrer represálias. 
Não sei o que será feito deles e já lá vão 26 anos, nem os terei conhecido. Mas posso dizer que tinham  recebido instrução militar no Regimento de Infantaria 20, em Luanda - o RI20. Não vou dizer os nomes, por respeito à sua opção, assumida num quadro muito especial das suas vidas e do seu país. Que nascia.

Sem comentários: