terça-feira, 5 de outubro de 2010

O furriel Reino era o miliciano mais novo de todos

Bento, Rocha, Viegas, Flora, Lopes, Costa (morteiros) e Ribeiro (em cima), Carvalho, Belo, Lopes (3ª. CCAV.) e Reino, em baixo. Passagem de ano de 1074/75, no Quitexe. Em baixo: Reino, ladeado pelo capitão Fernandes (à esquerda) e comandante Almeida e Brito, na ceia da Natal de 1974



O «mistério» do furriel Reino que não aparece na Ordem de Serviço do CIOE com as classificações dos Ranger´s do Batalhão de Cavalaria 8423 está desfeito: foi do turno de instrução a seguir.
Ele mesmo hoje, dia dos 100 anos da República, fez questão de nos lembrar que apenas chegou ao batalhão, a Santa Margarida, em Fevereiro de 1974. «Fui substituir um outro cabo miliciano, que conseguiu escapar à mobilização. Com alguma boa cunha!!...», disse-me ele, ao telefone, brincalhando com a situação. 
O Reino, portanto, «chapou» com alguns de nós como instrutores do terceiro (e último) curso de Operações Especiais de 1973, em Lamego. Por Angola, fez jornada na Fazenda de Santa Isabel, no Quitexe e em Carmona, antes de Luanda. Era o "caçula» dos furriéis milicianos, o que lhe dava honra de jantar de Natal ao lado dos comandantes. Bom companheiro!!! Fez carreira na GNR, de que está aposentado.

Sem comentários: