terça-feira, 26 de outubro de 2010

Retirada dos Cavaleiros do Norte das guarnições não urbanas

Monumento aos mortos, na Fazenda do Liberato (em cima) e porta
d´armas do Quitexe (em baixo, à direita), vendo-se hasteada a bandeira de Portugal)

A 25 de Outubro de 1974, começaram a conhecer-se as linhas gerais da  remodelação do dispositivo militar do Sub-Sector do Uíge - o do Batalhão de Cavalaria 8423, que por aqui vamos chamando de Cavaleiros do Norte.
1 - A Companhia de Caçadores 209, que se aquartelava na Fazenda do Liberato ia a regressar à sede (o RI21, em Luanda), com data marcada para 8 de Novembro.
2 - A Companhia de Caçadores 4145 abandonadoria Vista Alegre e passava para o Comando Operacional de Luanda. E para lá rodava a 1ª. CAV. 8423, a de Zalala - comandada pelo capitão miliciano Castro Dias. A operação viria a estar concluída no final de Novembro de 1974.
3 - A 3ª. CCAV., a do capitão José Paulo Fernandes, com guarnição na Fazenda de Santa Isabel, rodaria para o Quitexe - o que se viria a completar em Dezembro.
Na prática, eram abandonadas as posições militares de «mato», nas fazendas de Zalala, Santa Isabel e Liberato. O BCAV. 8423 passava a operar na linha do alcatrão da estrada do café, da Ponte do Dange a Carmona, com posições em Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe

Sem comentários: