quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A emboscada e a morte de dois civis europeus...




A 14 de Outubro de 1974, a expectativa de paz e sossego que fazia parte dos sonhos mais próximos dos Cavaleiros do Norte foi fortemente abalada: o IN fez uma emboscada a uma viatura e matou dois civis europeus.
O ataque ocorreu entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria, mesmo no limite nordeste da área de acção do BCAV. 8423. A notícia foi uma «bomba de gelo» entre a guarnição. Se o cessar fogo estava iminente (seria, como foi, anunciado no dia seguinte...), o que pensar deste ataque, aparentemente inopinado mas que resultou na trágica morte de dois civis europeus?
A situação inquietou a guarnição, interrogada sobre o que poderia acontecer no amanhã. E foram tomadas medidas preventivas, reforçada a vigilância e atentados pormenores operacionais. «Terá sido uma acção esporádica, mas o facto é que foi mais uma acção, que veio pôr de sobreaviso para a possibilidade de desrespeito à ordem», lê-se no Livro da Unidade.
A razão do ataque e das mortes terá sido, porém, consequência de um ajuste de contas. Assim se admitiu, ao tempo. Dias depois.
- NOTA: A foto é de um (de dois) madeireiro(s) morto na zona de acção do BCAV. 8423. Não, de nenhum destes dois civis. Ver AQUI.

Sem comentários: