terça-feira, 15 de março de 2011

O primeiro patrulhamento misto na cidade de Carmona


Vista aérea do BC12, em Carmona, de onde saíram os patrulhamentos mistos.
Em cima, a estrada para o Songo

A 15 de Março de 1975, em Carmona, realizou-se o primeiro patrulhamento misto - envolvendo militares portugueses e forças da ELNA, das FAPLA e das FALA.
Fomos «avisados» de véspera, chamados ao Gabinete de Operações do BC 12, com indicações precisas sobre como agir. Tivemos alguns receios, uma mão-cheia de dúvidas! Como vai ser e não vai? Quem comanda quem? Que armamento? De Luanda, continuavam a chegar-nos notícias preocupantes sobre a (não) aproximação pacífica dos elementos dos três movimentos emancipalistas e muito embora em Carmona se vivesse na paz dos anjos, não seria de espantar que, a um qualquer  momento, pudessem rebentar problemas. Bem prevenidos andávamos para tal.
De mais perto - mais perto que Luanda, já quase nas nossas barbas... -, havia também notícias de incidentes em Salazar. E não eram as melhores.
«Verificou-se o deteriorar da situação», anota o Livro de Unidade.
E nas nossas memórias estavan frescos os incidentes de Aldeia Viçosa, a 2 de Fevereiro - onde a 2ª. Companhia (do capitão Cruz) teve de puxar dos galões (e das armas e da coragem da guarnição) para sanar as diferenças que FNLA e MPLA queriam resolver a tiro e à bomba.
A experiência do patrulhamento misto, felizmente, veio a decorrer sem quaisquer problemas. A FNLA comemorou o seu aniversário nos locais da cidade que entendeu e às forças mistas coube fazer a respectiva segurança. 
Ver AQUI.
E AQUI.
- ELNA. Exército de Libertação Nacional de Angola, força armada da UNITA.
- FAPLA. Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, forma armada do MPLA.
- FALA. Forças Armadas de Libertação de Angola, força armada da FNLA.

Sem comentários: