quinta-feira, 24 de março de 2011

O furriel que era... Capitão



Já viram o que é ser furriel e Capitão, ao mesmo tempo?! E como é que pode? Pois pode, sim senhor! Era o caso de Luís Ribeiro Capitão, de nome de baptismo e furriel miliciano de formação militar. Companheiro nosso, garboso Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel.
Já por aqui falámos dele e hoje aqui vem, de novo, para citar a Ordem de Serviço nº. 164, onde um louvor lhe sublinha «alto espírito de querer e inabalável vontade de cumprir». E também o «bom trato social, altamente disciplinado e exigente disciplinador», que se «mostrou sempre como exemplo a camaradas e subordinados».
O Capitão foi nosso companheiro diário no Quitexe - desde quando para ali se mudou a companhia de Santa Isabel, em Dezembro de 1974. O louvor faz referência ao tempo em que colaborou na secretaria da sub-unidade, tempo em que «confirmou em pleno toda a confiança já nele depositada, sendo incansável de trabalho, mesmo nas situações mais delicadas e difíceis que a sua companhia  viveu».
O documento, que respigo do Livro da Unidade, ainda salienta o facto de «sempre se oferecer, voluntariamente, para qualquer missão, por mais espinhosa que esta se apresentasse, merecendo, por tal, ver reconhecida a sua actuação». 
Grande e valente furriel Capitão!
- CAPITÃO. Luís Ribeiro Capitão, furriel miliciano atirador de
cavalaria, faleceu a 5 de Janeiro de 2010. Natural de Vila
Nova de Ourém, integrou a 3ª. CCAV. 8423, de Santa isabel.
Ver AQUI.

Sem comentários: