sexta-feira, 4 de março de 2011

A chegada à cidade de Carmona e a criação da PM

Parada do BC12, em Carmona, na estrada para o Songo


A chegada da CCS. do BCAV. 8423 ao BC12, em Carmona, foi acompanhada por um Grupo de Combate da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa - comandada pelo capitão José Manuel Cruz. O resto da  subunidade chegaria a 11 de Março e,  para o Songo, seguiria mais tarde a 1ª. CCAV., do capitão Castro Dias, ao tempo em Vista Alegre e Ponte do Dange. Pelo Quitexe, ficou a 3ª. CCAV., do capitão José Paulo Fernandes.
A chegada à cidade e a sequente mudança de hábitos, levou à promulgação de novas NEP´s, adequando-as à nova vivência e relação com a sociedade local.
Ao tempo, medrava já pela cidade de Carmona alguma animosidade da população civil, relativamente aos militares - acusados de traidores e outros mimos irrepetíveis, aqui! Importava, pois, que a apresentação dos militares fosse cuidada, os contactos com civis esmerassem em cortesia, nunca em desaforo, nunca fossem quezilentos.
O comando militar decidiu criar um serviço de PM. Uma das três equipas, calhou-me em rifa, com o António e o Marcos; ou o Almeida e o Francisco. Há histórias a contar, desta missão urbana -que se faria bem espinhosa.
- PM. Polícia Militar. Efectivo militar que exerce
o poder de polícia, no âmbito das forças armadas.
- NEP. Normas de Execução Permanente, instrumento
disciplinar no âmbito de uma unidade militar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viegas,acho que a chegada da CCS, foi acompanhada por um grupo de combate da 2ªCCAV e não da 3ªCCAV. Sem dúvidas é que para o Songo não seguiu a 3ªCCAV, mas sim a 1ªCCAV, porque eu estive lá com o Capitão Castro Dias e restante companhia. Se Possível, rectifica estes dados. Um grande abraço,do
furriel Rodrigues 1ªCCAV.

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Rodrigues:
Tens toda a razão.
Troquei os algarismos da denominação das Companhias.
Se reparares, as localizações e os nomes dos respectivos comandantes estão bem apresentadas.
Estou à espera das tuas fotos e histórias.
Já agora: a minha filha está temporariamente a viver em Famalicão. E estudou aí quatro anos, mesmo ao lado da tua casa.
Abraço.
C. Viegas