quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os refrigerantes do Costa tinham álcool

Lopes, Viegas, Bento e Flora (em cima), Rocha, Carvalho, Lopes (3ª. CCAV.)
e Costa (Morteiros) e Reina no dia de ano novo de 1975

Uma das unidades operacionais da CCS do BCAV. 8423 era o Pelotão de Morteiros 4281, comandado pelo alferes Leite - se me não engano, sendo certo que era açoreano. Estava instalado ao lado da padaria, entre as messes da sargentos e oficiais, e dele (do PM) lembro o impagável furriel Costa.
Impagável - e o ponto de vista é meu, ele que me perdõe... - pelas teorias que desenvolvia sobre qualquer assunto (fosse ele qual fosse...) e porque vivia na suspeição de que o álcool fazia mal e não o bebia. Só refrigerantes: dussóis, missions, coca-colas e, vá lá, ousava até beber água.
Nós, então, a gozar com a coisa e por malandrice, até porque ele era lá das lisboas - um queque, do nosso ponto de vista rural... -  «voluntariavamo-nos» para lhe pregar sucessivas partidas, misturando-lhe álcool nas bebidas, à sucapa. Em dose qb, vá lá..., de molde a que ele não entendesse o nosso abuso.
Pois o bom do Costa bebia e entendia que tinham álcool, mas não percebeu que o púnhamos nós. Para ele, na sua santa bondade, os refrigerantes tinham álcool, tinham, tinham... sim senhora, e de tal forma que até o toldavam.
Ai as discussões que nós tivemos na messe do Quitexe, para defendermos a tese de que não tinham álcool, reinvidicando sempre o Costa razões para a sua tese: tinham álcool, sim senhor. Não eram todos, mas ele bem o notava n´alguns! 
- REINA. O amigo furriel Reina fazia anos neste, 22!!!! Foi uma festa!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

E que bons tempos de convivio e sã
camaradagem. Para além dos nomes que
mencionaste, penso que falta um e que
por sinal já partiu, o saudoso Luis
Ribeiro Capitão(Fur Mil-3ª CCAV.
Um bem haja a todos.
Carlos Silva.