segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aqueles que no Quitexe pediam e ajudavam a tropa...

Capitão Oliveira, Alferes Cruz, Ribeiro e Garcia, furriel Viegas e alferes Simões, na sanzala do Canzenza (1974) 


ANTÓNIO CASAL
Texto

Socorrendo-me da minha memória visual, recordo bem o quitexano que está à esquerda do Viegas. Era um rapaz que não tinha ocupação fixa e que se abeirava da tropa, principalmente da enfermaria, à espera de qualquer pequena tarefa, a troco de comida.
Era afável e educado e a quem se confiava algumas tarefas, principalmente de limpeza. Tinha alguns problemas de dicção, o que o levava a olhar para o chão em alternativa à resposta.
Como ele, havia outros na vila e a quem a tropa não recusava ajuda, de um modo ou de outro. Quando chegámos, de imediato se foram abeirando e alguns até puxavam dos seus "galões", mostrando que já estavam integrados e, ao mesmo tempo, pediam este aval aos militares que substituimos. Era uma luta pela subsistência a que nós assistíamos e que nos era muito estranha. Afinal, tínhamos apenas meia dúzia de dias de Angola e muitas outras coisas iríamos estranhar.
De toda esta gente, não nos esquecemos e até dela falamos nos nossos encontros, como parte integrante do nosso dia-a-dia naquelas terras.
É que. quer se queira, ou não, toda aquela gente e toda aquela vivência fazem e sempre farão parte do nosso passado e das nossas vidas! E renegar o passado, passado de que nos orgulhamos, seria tentar apagar parte da vida, o que não faria qualquer sentido! Por isso mesmo, ainda hoje questionamos: o que será feito de fulano?... E de beltrano?
Nostalgia em estado de pureza à parte, é sempre bom e gratificante sentirmo-nos bem com o nosso passado! E com a nossa vida!
ANTÓNIO CASAL
- NOTA: Este texto reporta-se a AQUI.

1 comentário:

carlos silva disse...

Todo o meu espólio que vinha no caixote, incluindo o album fotográfico com centenas de fotos, foi arrombado e queimado em Lanceiros. Felizmente nasceu este
blog, (não se poderá considerar saudosistas, como li à tempos num comentário identificado....? como
anónimo), porque aqui, consigo algo
da minha/nossa história, não só documental, como também o reencontro da grande familia BCAV8423.
Lembro-me do Belo sempre com a sua
reflex a fazer belas fotos, e já agora, se for possível, gostaria de
ver mais.
No entanto, o que me traz hoje ao
comentário tem mais a ver com um
pequeno/grande pormenor na identificação,(trata-se do Alf Simões 3ª CCAV e não do Alf Silva).
Um grande abraço para todos.
Carlos Silva(Ex Alf Mil)