segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O furriel angolano que esteve na CCS do BCAV. 8423 no Quitexe

Furriéis Carvalho, Viegas e companheiro angolano, na frente do
bar de sargentos do Quitexe

O dia 30 de Novembro correu bem, pelas terras do Quitexe: nada de especial se passou com a desactivação dos GE (como ontem aqui dissemos) e ficámos a saber que os chamados Grupos de Mesclagem iam passar à situação de licença registada - forma meio semântica de dizer que entravam na disponibilidade ns "peluda".
A grosso modo, os Grupos de Mesclagem era constituídos por militares de origem africana, integrados e sob comando das companhias europeias. A preparação militar era feita no RI20, em Luanda (e certamente em outras unidades), e eram depois gradualmente integrados nos Batalhões. O BCAV. 8423 tinha três grupos, um em cada um das Companhias Operacionais, em Zalala (1ª.), Aldeia Viçosa (2ª.) e Santa Isabel (3ª.) - todos eles atiradores de infantaria e raramente passando de soldados, rarissimamente de cabos.
Curiosamente, foi nosso companheiro por algum tempo um furriel miliciano - cujo nome esqueci - que era angolano e por alguma razão que desconheço (ou já não lembro) esteve na CCS durante algum tempo. Sendo bom camarada, teve, porém, um qualquer problema - que o levou ao Posto 5 por alguns dias, cabendo-me a rifa de ter de o acompanhar ao local, levar-lhe a primeira refeição e, furtivamente, tabaco durante a noite.
Foi para Carmona uns dias depois, nunca mais o vimos - constando-se na altura que teria ido para Nova Lisboa, de onde seria originário. Ou pelo menos por lá tirou o curso de sargento miliciano. É o da direita, na foto - datada de 10 de Novembro de 1974. Alguém saberá dele?
Tivemos discussões muito acesas, sobre a situação política angolana - que ele vivia de uma forma muito particular. Era um homem esclarecido, mas muito circunspecto, porventura algo introvertido!

3 comentários:

Anónimo disse...

Axo qu´ele estava de castigo, vindo outra companhia, ele nem fazia serviços. Só bebia wiskyes e bebidas brancas...
Fernandes

Tomás disse...

Pela foto, dá a impressão que o Viegas está a dizer: estes gajos bebem tudo e eu com este calor e cheio de sede, é pá...

Anónimo disse...

O Viegas não era dos que bebia menos mas sempre seguro como um ranger.
Xico