segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os tiros e os homens perseguidos na estrada para Camabatela

Hospital do Quitexe, em 2008, sem a platibanda que tinha em 1974

Uma das tarefas que nos couberam por Novembro fora, de 1974, foi fazer a segurança aos homens da Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA), que trabalhavam na estrada asfaltada de Aldeia Viçosa à Ponte do Dange e, em terra batida, na ligação para Camabatela.
Um dia, nesta e ao princípio de uma tarde de muito sol - como era hábito nas terras africanas... - estavamos por ali a deixar passar o tempo, cuidando que nada acontecesse a quem trabalhava, quando vimos dois homens a fugir pelo capinzal fora. Aos gritos! E tiros!! Espaçados!
Rapidamente soubemos o que se passava: eram perseguidos por um grupo de homens armados que lhe exigiam qualquer tributo. A situação foi sanada com a rapidez possível e o último cuidado foi levar os feridos para o Hospital do Quitexe, fazendo o respectivo relatório de serviço. Estou em crer que nada terá acontecido aos homens que, de arma em mão, corriam atrás dos outros dois, aos gritos de «bandido, bandido!...». Ou eram os perseguidos que gritavam? Já não sei!

2 comentários:

João Garcia disse...

A fotografia é de Abril de 2009. Em 2008, apesar de já ter sido sujeito a uma reabilitação, depois da sua destruição em 91 pela Unita, ainda mantinha a platibanda.

Anónimo disse...

.
tambem fazia proteccao a jaea na estrada para Carmona que por sinal no meu tempo era zona livre,ja na estrada para Luanda fazia-mos escolta ate Aldeia Vicosa,havia um dia da semana que ja nao me lembra ia-mos ao Liberato,picada dificil.Amigo Casal lembro-me perfeitamente do Martins,mas nao era o unico o Peniche nao lhe ficava atras na conversa,era tudo boa malta,ate tinha-mos dois jogadores de futebol a jogar na equipe do Negage o Alvarito e o furriel Victor,tenho algumas fotos no Quitexe com muitos camaradas,Carvalho,Machado,Alex,muitos mais,um forte abraco para todos os que estiveram no Quitexe
Branco 1.cabo ccs Bcac.3879