sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O correio de saudades e a ordem de serviço em véspera de anos


A 20 de Novembro de 1974 recebi variada correspondência de Portugal e de Angola, em aerogamas. O final da tarde era sempre muito esperado por todos nós, cavaleiros de saudades em terras de Quitexe, porque era o tempo de chegada do correio.
Eram as palavras de família próxima que chegavam, dos amigos, das namoradas (quem as tinha...), das madrinhas de guerra (quem as desejava) e de outra gente próxima, que iam dobradas e escritas em tudo o que era espaço do aerograma, fazendo matar saudades dos cheiros e imagens das nossas terras e das nossas gentes.
A 20 de Novembro - e anteriores e posteriores - recebi muito correio porque a 21 fazia anos que tinha nascido, pelas 10 e tal da manhã desse dia de 1952. Ainda guardo, ali no sotão, a mala de correio que me chegou ao Quitexe, a Carmona e a Luanda nos 15 meses de comissão. Às vezes, por lá passo tempo a reler entusiasmos da juventude.
Mas venho aqui recordar o dia de hoje de há 35 anos porque, para além do correio trazido do SPM de Carmona, aconteceu o que (não) era previsível: estar de serviço ao outro dia. Sargento de dia! Toma lá Viegas, em véspera de anos, que é para aprenderes!
Havia coisas assim, por terras de Quitexe. Também! E eu, olhando a ordem de serviço na parede exterior da secretaria, ali assumi de corpo inteiro a obrigação: levantas-te, banhas-te e escanhoas-te (escanhoar, não... que eu usava barba por essa altura!), fardas-te e às 8 horas da manhã puxas pelo teu garbo e orgulho e apresentas-te a serviço.Sem uma queixa, uma reclamação, um ai, um dedo apontado! A formatura era ali mesmo ao lado do quarto, não custava nada e assim fiz!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Celestino Viegas, um feliz aniversário e que seja festejado por muitos anos.
Com um abraço. José Lapa

Anónimo disse...

Parabéns, o Viegas...
JP