domingo, 29 de novembro de 2009

A desactivação dos dois Grupos Especiais (GE) do Quitexe


A 29 de Novembro de 1974, havia alguma ansiedade na CCS do BCAV. 8423. A anunciada desactivação dos Grupos Especiais (GE) estava prevista para o dia seguinte e muito embora tudo estivesse planeado, sempre poderia acontecer alguma inusitada reacção.
Um dos chefes de um dos grupos tinha sussurrado alguma intenção menos católica e... enfim, nunca fiando. Avisados estávamos nós para qualquer incidente, embora reinasse entre os comandos uma tranquilidade surpreendente. Para mim. O alferes Garcia, que connosco dividia muitas vezes o seu conhecimento, partilhando informações - que ainda hoje considero absolutamente casuísticas - encarregou-se de nos sossegar. «Não vai haver problemas...».
A verdade é que não houve, com a entrega pacífica e até festiva das armas, feita a 30 de Novembro, faz amanhã 35 anos. Os dois grupos de GE que estavam adidos à CCS do BCAV. 8423 não causaram qualquer embaraço e, com alguns deles, deu-se até o caso de, no bar do Rocha, se beberem uma boas cervejas com camarão.
«Eu ter mais esdinheiro no esputo que tu...», disse-me um deles, cujo nome lembro mas omito. Não era difícil, sabendo eu o pouco que tinha. Um filho dele, se bem recordo, estudava num colégio dos arredores de Lisboa.
Alguns deles rapidamente se passaram para as fileiras da FNLA e do MPLA.
- GRUPO ESPECIAIS (GE). Unidades auxiliares formadas em 1968, constituídas por voluntários africanos de etnia local, que operavam adidas às unidades do Exército Português. No seu auge, em Angola existiam, 99 grupos GE de 31 homens, cada. O BCAV. 8423 tinha adidos os GE 217 e 223 (Quitexe), o 222 (Aldeia Viçosa) e o 208 (Vista Alegre).
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola, antiga União dos Povos de Angola (UPA).
- MPLA. Movimento Popular de Libertação de Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os chefes dos Grupos Especiais tinham grande apetência por visuais cromáticos! Mostravam até um certo brio (?!) em acrescentar qualquer coisa à farda, de modo a sentirem-se mais importantes e também disfarçar um pouco a sua "personalidade zero!"
Chegaram a criar alguns problemas de indisciplina, sempre debelados pelos astutos e bem preparadas Furriéis de Op. Especiais.
Eram clientes assíduos do bar do Rocha, onde pavoneavam os seus "reluzentes feitos", muito em jeito de declamação!

A. Casal