quinta-feira, 2 de julho de 2009

Saudades do Garcia, do Vicente e do Leal!


Alferes Garcia e soldado Leal (em cima)
e cabo Vicente (ao lado).
Três cavaleiros do Quitexe que são
já flores da nossa saudade!

Três amigos e irmãos do PELREC já partiram para o além: o Garcia, o Vicente, o Leal!!! De todos, há uma mão-cheia de pequenas e grandes histórias com que aqui poderia dimensionar o seu carácter, a grandeza da sua (deles) alma e a generosidade com que nos tornámos fraternos comensais do mesmo pão de coragem que nos levou e trouxe a terras de Angola. Sem alguma vez dizerem não ao que quer que fosse!
O Garcia era o nosso comandante de pelotão, alferes miliciano de Operações Especiais (Ranger´s). O terceiro curso de 1973, em Lamego, identificou-nos e aproximou-nos; Santa Margarida tornou-nos confrades de missão; Angola, o Quitexe e Carmona, tornaram-nos irmãos. Tive o gosto de conhecer os pais (em Pombal de Ansiães) e a esposa, no Porto (em casa do casal), já depois de Angola. Faleceu em 1979 (80?) num acidente de viação, era inspector da Judiciária.
O Vicente era cabo atirador, de Vila Moreira. Quantas missões tivemos juntos, sem nunca o Vicente se atemorizar fosse com o que ou quem fosse, sempre valente, corajoso e determinado, sem alguma vez recuar um passo, se o passo tinha de ser em frente. Faleceu em meados dos anos 90, contou-me uma filha, em recado da mãe viúva! Este sítio onde escrevo, é testemunha do entusiasmo com que se dividiu pelos primeiros encontros da CCS e do BCAV 8423, em telefonemas de horas!
O Leal, soldado atirador de cavalaria, da Caxaria (Pombal). Soube ontem da sua morte, já acontecida a 18 de Junho de 2007. De repente, nos braços da mulher, com um ai de fim de vida, um ai solto e meio sumido, como se não se queixasse de nada!... Na casa que foi o ninho de amor de uma vida. Já era casado e pai, quando andámos pelo Quitexe - para onde partiu com a mulher de novo grávida. E com que ternura ele nos falava da família! A vida fez-nos encontrar mais meia-dúzia de vezes, era ele ajudante de motorista.
O melhor que ontem soube dizer à viúva, ao ouvi-la na sua narrativa de dor, foi apenas isto: «Tenha a certeza que todos nós gostávamos dele!!!!....».
Dele, o Leal!!! E digo aqui: do Garcia e do Vicente!
Um abraço, amigos!
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de operações especiais (ranger´s), natural de Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães).
- VICENTE. Jorge Luís Domingues Vicente, cabo atirador de cavalaria, natural de Vila Moreira (Alcanena).
- LEAL. Manuel Leal da Silva, soldado atirador de cavalaria, natural de Caxaria (Pombal).
!

3 comentários:

SANTOS disse...

Caro Viegas:
Gostei de ler esta emotiva evocação dos camarada, apenas me lembro bem do alferes Garcia e dele tinha excelente impressão, aliás, como se diz na minha terra vocês do V/ pelotão estavam feitos uns para os outros.
O meu abraço pata as famílias deles, que eu não conheço mas são famílias de alguém que participou num importante tempo das n/ vidas... a tropa também nos traz estas noticias sde sofrimento...

QUITEXE disse...

As minhas homenagens a estes homens!

Marta Garcia Tracana disse...

Com o neto do Garcia ao colo, não posso deixar de agradecer todo o carinho manifestado e todas as coisas bonitas que têm dito do meu pai.
Um abraço
Marta, a filha do Garcia