segunda-feira, 20 de julho de 2009

A morte na picada da Fazenda Liberato

Arranjo na picada para a Fazenda do Liberato
JOSÉ LAPA
Texto e fotos
A 28 de Março de 1967, fazíamos 22 meses de comissão e uma coluna da CART 785 do BART 786, que estava sediada na Fazenda Liberato, sofreu uma emboscada, na picada do mesmo nome. Nesse encontro com o IN, nesse já longínquo dia, sofremos uma baixa, o soldado Faia, natural de Viana do Castelo, e três feridos, dois deles com gravidade.
O menos grave foi atingido com estilhaços de granada no peito. Os dois mais graves, um deles soldado atirador, foi atingido com um tiro na cara. Por sorte, foi efectuado com pistola e entrou junto ao malar do lado direito, ficando alojado no maxilar contrário. O outro ferido grave foi o soldado condutor da Mercedes, que «levou» uma rajada no joelho esquerdo. Foram evacuados para o Hospital da Base Aérea nº. 3, do Negage. O que ficou em pior estado, foi o condutor, pois regista uma grande incapacidade no joelho. Como devem calcular, foi um dia muito triste para o batalhão.
JOSÉ LAPA
CART 785 do BART 786

6 comentários:

SANTOS disse...

A tropa fez um grande trabalho nas estradas de Angola, andei por lá muitas vezes e vi o que custava às equipas civis, protegidas pela tropa outras muitas vezes a própria tropa a abrir ou arranjar picadas.
O BCAV 8423 fez muito disso e ainda bem...

OLIVEIRA disse...

Fiz esta picada algumas vezes e não gostei um bocadinho, aquilo era só e pó...

Edgar disse...

Era a picada dos massacres do Colua, que percorri 14 meses integrado na CC415. Garcia

Edgar disse...

Viegas: também fui furriel mil. de op. especiais, mas 10 anos antes. Actuei nos Dembos: Quitexe (Liberato), Lucala e Golungo e... continuo "lá"!

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Caro Edgar:

A vantagem é sua. Já chegou a essa idade e eu não sei se chego.
É a vida!
É de onde, ou nde mora?
Abraço.
CV

Edgar disse...

Viegas, obrigado pelo contacto. Águeda lembra-me o cap. Vigário, que conheci no R.I.10. Natural de Pardilhó, morreu em combate pouco depois de render a minha CCaç 415 na faz. Liberato. No meu tempo de Quitexe - 1963/1964 - existia a cantina do Zé Morais, que julgo ser natural duma freguesia de Águeda. Pode esclarecer alguma coisa? Quanto a mim: sou natural do Porto, vivo em Vila do Conde e vou comemorar os 50 anos de regresso dos tiros em Guimarães.
Um abraço "ranger"
Ed. Garcia