quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1 084 - O alferes miliciano que depois foi médico em Águeda


Andava eu hoje para aqui a tratar de coisas que nada tem a ver com os Cavaleiros do Norte, quando os olhos se pousaram sobre um anúncio de jornal, de há precisamente 30 anos - Dezembro de 1981. Olha, Honório Campos, médico especialista!!! Mas este era o médico militar do Quitexe?!!! Exclamei-me, para mim mesmo e interrogado!
Apurei melhor as ideias e, não fosse a idade fazer-me a memória mais trôpega que o que é, fixei o anúncio da página 2 do jornal, reli-o, trerreli-o e confirmei: Honório Campos!!!
Honório Campos, exactamente! Consultório no largo Dr. João Elísio Sucena, mesmo em frente ao rio Águeda, num espaço onde estacionei centenas e centenas de vezes por aquele tempo, por, por esse tempo, prestar serviços ali ao lado, a uns 60 metros. E nunca o vi! É espantoso!
As virtudes profissionais e pessoais do alferes miliciano médico Honório Campos - foi asim que eu o conheci, no Quitexe, há 37 anos!!!... - já aqui foram sublinhadas. Vale hoje a memória do médico para acentuar a sua (dele) carreira, que o trouxe pelo chão de Águeda, servindo centenas e centenas de doentes da sua especialidade.
Um deles, meu companheiro de cavaqueira de café, quase diária, ainda hoje é doente dele - agora no consultório do Oita, em Aveiro. Ainda há dias desbragámos o riso, com uma peripécia epidérmica desse amigo, o Orlando  - que, vejam lá as coincidências, também jornadeou pelo Quitexe, em meados dos anos 60, e pelo Quitexe ficou atraído.
E sabem como é que redescobriu o dr. Honório, por lhe per perdido o rasto e dele precisar? Pois foi ao google (o Orlando), debitou Honório Campos e não se admirem do que lhe apareceu. Justamente: o post que acima destacamos e que fala dos méritos do médico militar. Depois, foi espreitar o blogue e vê-lo ali, na coluna da direita, com cara de 20 e poucos anos.
A minha continência, alferes miliciano médico Honório Campos.
- CAMPOS. António Honório de Campos, alferes miliciano médico em Santa Isabel, Quitexe e Carmona, servindo as guarnições militares do BCAV. 8423 e as comunidades civis. Aposentado, mora em Coimbra e ainda dá consultas em Aveiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um grande abraço e um agradecimento muito especial ao Homem e ao Médico, com quem tive e tenho a amizade de privar de perto, continuando ainda hoje sempre pronto a ajudar.
Silva
-Ex. Alf. Mil. 3ª CCAV 8423

Anónimo disse...

Um grande abraço e um agradecimento muito especial ao Homem e ao Médico, com quem tive e tenho a amizade de privar de perto, continuando ainda hoje sempre pronto a ajudar.
Silva
Ex-alf. Mil.
3ª. CCAV 8423

rodrigues -zalala disse...

na saída do Quitexe em direcção a Zalala após uns 5 Km de picada era frequente encontrar muitas perdizes a procurar refugio e a fazer a sua camuflagem, já nem ligava nada no inverso do percurso era igual. Tive de fazer uma escolta de ida e volta a Este Alferes Homem e Médico na ida ficou na retina do Médico esta quantidade enorme de perdizes, após tratar as maletas de Zalala, lá vim eu com o respectivo pelotão de escolta devolver este Médico ao Quitexe. Mas as perdizes estavam na mente dele, na berliet ,eu ele e o condutor, no regresso ao Quitexe, ele aos gritos para o condutor, pára pára que está ali uma perdiz toda a gente desata a rir, como nós não conhecemos aqueles palmos de terra walter em punho ponto de mira e dispara sobre uma bosta de pacaça . Para já a apanhei. Dr. Não vale a pena parar, a perdiz vai ter ao seu prato. Nessa altura eu comentei, com este Médico..... Cada Macaco no seu gailho.