quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1 098 - A Igreja da Mãe de Deus do Quitexe

Igreja da Mãe de Deus do Quitexe, em 2011 (foto de Luís Fernando). Placas com nomes dos mortos na fachada principal (1974)




A imagem mostra a Igreja da Mãe de Deus do Quitexe, vista do lado de onde foi a parada e as oficinas do BCAV. 8423, em 1974 e 1975. Mais metro menos metro, o telhado que se vê aqui à esquerda é de casa construída mais ou menos onde era a caserna do PELREC.
A foto é do jornalista e escritor Luis Fernando, uígense da antiga Carmona - nascido na aldeia do Tomessa e adolescente do tempo em que nós por lá jornadeámos e ele estudava no Liceu Nacional.
Duas razões pessoais para esta mostra de foto que me alegra e emociona: um primeiro, por ser lá, na nave do pequeno templo, o momento do meu primeiro recolhimento quitexano, a 6 de Junho de 1974. Chegado da longa viagem de Luanda, pelo asfalto da estrada do café, e acomodados os pequenos bens que transportava, dei uma pequena volta pela vila e parei na igreja. Chamavamos-lhe nós capela e por lá sacerdotava o padre Albino Capela, titular da Missão Católica.
Um segundo, o meu pasmo nascido da leitura dos nomes dos muitos mortos dos incidentes de 1961, lá afixados em placas de mármore (clicar na foto, onde aparecço sentado). Foi um momento constrangedor, é verdade, mas também regenerador.
Constava da lenda local que o pequeno templo terá sido castelo de defesa da população civil, nos sangrentos dias de Março de 1961 - 15 e seguintes. Regista-se, da imagem de hoje, a evolução da sua área envolvente. Sinal de progresso, que saudamos!

Sem comentários: