sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1 092 - As futeboladas do Quitexe...


Grácio, Gomes, Miguel Soares, Botelho, Miguel Peres, Gaiteiro (??) e Soares (em cima), Miguel (?, condutor), Mosteias, Lopes, Esmoriz (?, enfermeiro), Monteiro e Teixeira, futebolistas do Quitexe, em Dezembro de 1974. Alguém mpode conformar estas identidades?  
 
 
O mês de Dezembro de 1974 foi de missão militar (continuada), de cinema e futebol, no Quitexe.  Jogos entre sub-unidades (companhias), entre pelotões e até com formações civis - estas com pequenos conflitos pelo meio e muita canelada no empoeirado pelado do estádio municipal do Quitexe.
As actividades eram dinamizadas pelo oficial de acção psicológica, o alferes Hermida, e motivavam vivas e entusiasmadas refregas.
Ao dia 8, disputou-se em Portugal a 12ª. jornada do nacional da 1ª. divisão e o FC do Porto comandava a prova, com 20 pontos, seguido do Benfica (19), Guimarães (18), Sporting (16), Farense (14), Setúbal e Boavista (13), Leixões e Belenenses (11), Cuf e Olhanense (10), Atlético, Espinho e União de Tomar (9), Oriental (6) e Académico de Coimbra (4). 
Os relatos dos jogos eram avidamente ouvidos no Quitexe, através da onda curta da Emissora Nacional (actual RDP) e o futebol era sobremesa farta, em eternas e apaixonadas discussões.
Passados 37 anos, Porto e Benfica lá estão na frente e na agora Liga continuam Sporting, Guimarães, Setúbal, Olhanense e Académica (o então Académico de Coimbra). Oriental, Cuf (agora, Fabril do Barreiro) e União de Tomar, andam pelos distritais. É a vida!

4 comentários:

Tomás (ccs) disse...

Uma pequena retificação. Não era na onda média que se ouviam os relatos de futebol mas sim em onda curta nos 19 metros. Infelizmente já acabou a paixão da rádio, agora com a NET "a musica é outra".

Anónimo disse...

o Manuel A jogar futebol foi a causa da única de morte causoistica ocorrida na 1ª CCAV em Zalála.
há 12 horas · Gosto
Cavaleiros Do Norte Quitexe Quem foi?
O único que faleceu era soldado creio ser o seu Nome Barbosa devido a ter batido com a cabeça nas traves de madeira e o mesmo já tinha segundo vozes uma placa de platina e essa foi a causa da sua morte após ter sido evacuado para Luanda.Lamento mas não recordo todo o seu nome....Mas foi a única baixa da 1ª.
Abraço.
ManPinto

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Quem foi?

Anónimo disse...

O único que faleceu era soldado, creio ser o seu nome Barbosan devido a ter batido com a cabeça nas traves de madeira; o mesmo já tinha, segundo vozes, uma placa de platina e essa foi a causa da sua morte, após ter sido evacuado para Luanda.
Lamento mas não recordo todo o seu nome....
Mas foi a única baixa da 1ª.
Abraço
ManPinto