sábado, 24 de dezembro de 2011

1 107 - Consoada de Natal de 1974 no Quitexe


Rocha e Fonseca, Viegas, Belo, Ribeiro e José Pires (de frente), Monteiro, Cândido Pires, Machado e Dias (de costas) na consoada de Natal de 1974, no Quitexe


Natal de 1974, no Quitexe! 
Um Natal de calor, a milhares de quilómetros de casa e das famílias naturais. Mas de ementa europeia, em cozinha com a mão feminina das mulheres de militares da guarnição dos Cavaleiros do Norte! Há 37 anos!
O comandante Almeida e Brito chegou de férias, nesse dia. E consoou-se no refeitório dos praças, juntando a CCS e a 3ª. Companhia – que deste o dia 10 estava no Quitexe.
Esmeraram-se as amazonas quitexanas: as esposas do capitão Oliveira (e filha), do tenente Mora, dos alferes Hermida e Cruz e do sargento-ajudante Machado.
E faltou bacalhau? Não, não faltou. Assim como o polvo e outros pratos de época, à moda da Europa e nas terras quentes do norte de Angola, por lá «representando» cheiros e sabores de Trás-os-Montes ao Algarve.
     Até rabanadas (que eu pessoalmente não aprecio, mas fizeram as delícias de muitas bocas). E doces, muito doces (comigo na lambarice dos pudins), a aletria e para além da aletria, rabanadas, mexidos, leite-creme e sopas secas, queijo, arroz-doce, eu já nem sei.
E uma enorme travessa de saudades e de nostalgia. Muita conversa, algumas emoções, alguns recados, algumas (re)leituras de aerogramas e cartas do dia e das vésperas. Assim se fez o Natal de 1974!

Sem comentários: