sábado, 31 de dezembro de 2011

1 114 - A corrida de S. Silvestre no Quitexe de 1974



Avenida do Quitexe. A meta da S. Silvestre de 1974 foi por aqui


A noite de passagem de ano de 1974 para 1975 teve corrida de S. Silvestre, no Quitexe, ganha por um militar da 3ª. CCAV., o Jorge Grácio, o Spínola - depois de ter sido detectada uma «habilidade» do Buraquinho, que se meteu dento de uma ambulância e foi o primeiro a chegar à meta.
Deu-se pela marosca e foi Spínola o 1º. classificado e vencedor da corrida.
Esta militar viria a falecer, em Julho de 1975, vítima de um acidente de viação, na curva a seguir à fazenda Pumbaloge, quando regressava de Carmona ao Quitexe, à boleia de um empreiteiro de obras (Sidónio), numa 4L - que embateu na ambulância da Delegacia do Quitexe.  Também morreu um militante da FNLA e o Sidónio ficou gravemente ferido.
A noite de passagem de ano foi de chuva torrencial e, de minha parte, recordo ter passado pelo Topete e, no passeio de terra, olhar de longe e espantado para a tempestade e relâmpagos que durante alguns minutos se espalhavam na floresta, para lá do cemitério - julgo bem dizer que para os lados da serra do Canacajungue, por onde se ia para Camabatela. 
Era chuva a potes e a partida da corrida para dar na estrada para Carmona, ali na zona da OPVDCA, perto da picada para Zalala. A iluminação era garantida pelos faróis das viaturas militares e o percurso, sempre na estrada do café, seguia até ao Bar do Rocha, onde os atletas desciam para a avenida de baixo, onde estava a meta.
- SPÍNOLA.Jorge Custódio Grácio, soldado atirador da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, mas na altura já colocada no Quitexe. Era do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria (Marinha Grande), e faleceu a 2 de Julho de 1975, na sequência de acidente de viação em viatura civil.

1 comentário:

Tomás (ccs) disse...

Eu é que sei o que passei. Desta vez creio que o Viegas não estava de serviço ou estava? O certo é que o Dolman que era de borracha quase não chegava para proteger tanta chuva. A partida foi dada para lá da PSPA bem lá no meio da mata, enfim só de loucos. Bem... eramos bem mais novos, quem nos dera essa loucura, eramos mais novos 37 anos