domingo, 25 de dezembro de 2011

1 108 - Um outro Natal do Quitexe!...


O Natal de 1974, no Quitexe, foram... vários Natais - para além do que foi festejado na consoada que juntou a guarnição no refeitório dos praças. Este da foto, logo se vê que foi muito especial, mais íntimo e bem regado. Olhem só para a mão-cheia de cucas e pratinhos de camarão, aposto... E a garrafa de wiskye.
Aqui o da esquerda, vejam só, é o Carpinteiro - a boa disposição em pessoa, gingão no andar e no tamarelar, companheiro de boas paródias e piadas. O desmaio do retrato não dá conta da sua jovialidade.O segundo, quem é? Cozinheiro, acho. O terceiro é o Rebelo, este, sim, auxiliar de cozinha. E o Barbas? O Barbas, faz lembrar-me quem é, mas não chego lá.
Temos, depois, o (alferes) Ribeiro, aqui à civil e a brindar de Natal africano! Era o comandante do pelotão de sapadores. E sapador é o barbichas a seguir - sem que eu me lembre do nome. À distância de 37 anos, não é fácil. Muito menos sei quem é o civil de cor.
O trio seguinte, conheço bem: o Messejana, o Florêncio e o Garcia, três companheiros do pelotão, atiradores do PELREC - dois soldados e um alferes miliciano, por esta ordem. Todos eles eram gente do alto, solidários e bravos em todas as horas, sem distinção de patentes. 
A mesa está cheia e, à esquerda e escondido em sombras, ainda se vislumbra um outro militar, irreconhecível! Aqui fica, em retrato, um outro Natal do Quitexe de 1974!

Sem comentários: