domingo, 4 de dezembro de 2011

1 087 - Os últimos dias de Santa Isabel

Fazenda Santa Isabel, onde esteve instalada a 3ª. CCAV. 8423


Os primeiros dias de Dezembro de 1974 foram de preparar o adeus a Santa Isabel, onde jornadeou a guarnição da 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
A 5 deste mês, hoje se completam 37 anos, foi visitada pelo capitão José Paulo Falcão, comandante interino do BCAV. 8423. Foi o seu adeus a santas Isabel!
Pode imaginar-se a alegria dos homens que, na história, ficaram como os últimos portugueses daquela fazenda - por onde passaram, desde 1961, milhares de militares.
Santa Isabel não era o fim do mundo, mas a solidão e o perigo que por lá se sentiam nesses anos todos, foram companheiros de muitos momentos de medos e de heroísmos. Por lá se sentiram muitos lutos e tristezas de alma. A ida para o Quitexe, para os Cavaleiros de Santa Isabel, era mais um passo - e importante! - na viagem de regresso a Portugal. Que ainda teria etapas em Carmona e Luanda.
A rotação da guarnição de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange dera nota da dificuldade em gerir os meios auto, gestão feita «à custa de verdadeiros sacrifícios». Não seria menos fácil a evacuação de Santa Isabel, mas foi materializada com entusiasmo pela guarnição - pudera!!!!... -, ora no desmantelamento da estrutura militar assente, na extinção que por estes dias de Dezembro de 1974 se ultimava; ora no fechar das malas e sacos com os bens e recordações pessoais.

Sem comentários: