sábado, 10 de dezembro de 2011

1 093 - Cavaleiros de SantaI Isabel instalados no Quitexe

Fazenda Santa Isabel (em cima), capitão Fernandes e 1º. sargento Marchã (em baixo)



A 10 de Dezembro de 1974, hoje se completam 37 anos, ficou completa a instalação da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, na vila do Quitexe. Soube a mel, para a guarnição quietexana, pois as escalas de serviço iam ser mais folgadas.
A verdade é que, por escassez de pessoal, os operacionais da CCS - mesmo reforçados, todos os meses, com um grupo de combate de Zalala ou de Santa Isabel, e mesmo com o apoio do pelotão de Morteiros 4281 -, eram extremamente sacrificado - ora com escoltas, ora com patrulhamentos ou segurança (piquete e guarda, os reforços). E já lá iam as operações militares na mata.
A 3ª. CCAV. era comandada pelo capitão Fernandes (na foto) e por lá, em Santa Isabel (e a partir deste dia pelo Quitexe) acamaradava muito boa gente, amigos do alto, do mais graduado (o comandante) ao militar de menos patente.
A Fazenda Santa Isabel assentava a sua economia na colheita do café e tinha guarnição militar desde 1961. Por lá passaram milhares de soldados, de várias companhias e batalhões, sendo últimos os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423. Assim ficam na história deste pedaço de Angola, onde se lutou por causas e por bandeiras.

Sem comentários: