sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1 085 - O alferes Carvalho de Aldeia Viçosa e dos Marrazes

Neto e Viegas (em cima) e Carvalho (em baixo). Angola, 1974

O comandante interino do Batalhão de Cavalaria 8423, capitão José Paulo Falcão, esteve reunido no Comando do Sector do Uíge, em Carmona, a 2 de Dezembro de 1974. Há 37 anos!!! Vejam lá como o tempo passa! «A constante evolução dos acontecimentos», refere o Livro da Unidade, implicava «o estreitamento de contactos entre comandos, necessários mais que nunca». Hoje, eram para aí 11 horas, tocou o telefone. Era o Domingos!! Domingos Carvalho de Sousa, que por Aldeia Viçosa e na 2ª. CCAV. 8423 fez tropa contemporânea.
«Eh pá, Viegas..., tou a caminho de Águeda, vamos almoçar!», disse-me ele, a conduzir de sul para norte, perto de Coimbra. Ficou combinado!
Liguei ao Neto, que pelo Quitexe, Carmona e Luanda furrielou comigo, no mesmo PELREC que nos enriqueceu para a vida, e lá fomos os três, ao João da Piedade. Ao quê? Ao leitão, pois claro. E para falar de quê? Ora bem, de tropa e dos Cavaleiros do Norte.
E falar, falamos..., lá isso falámos.
Mas o tema maior da conversa do trio foi a... crise. Não se vende, não se compra, não se paga, não há emprego, estamos falidos (aqui o termo não foi propriamente este, embora rimasse...), os diabetes, o colesterol, o ácido úrico, eh pá... e os ossos!! Dói aqui, dói ali... e eu a ouvir a especializada conversa do Neto e do Carvalho, que conhecem os termos médicos destas maleitas na ponta da língua. Então e os meus ais?!! Ora essa, também tenho isso tudo, menos a diabetes. Bom, pronto, olhem... cá nos aguentamos todos, na nossa pré-sexagenaridade que se pode e não propriamente a que se quer!
Tá fixe, o Carvalho: sempre palrador, bem disposto, belísimo contador de histórias e com juventude que nem a frescura de uma alface a sair da horta.
Hoje, voltou a ser feriado nacional dos Cavaleiros do Norte.
- CARVALHO. Domingos Carvalho de Sousa, alferes miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Técnico de vendas, agricultor e vitivincultor, natural e residente em Marrazes (Leiria).

1 comentário:

rodrigues -zalala disse...

Alferes Carvalho, produtos regionais ou certificados , uma boa piela, natural tem mercado, um marado de Zalala, Rodrigues, 933962492, quem sabe que te não arranjo clientes no norte, quando vou para a tua zona, normalmente é para ir a Fátima. 1 Abraço