terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1 103 - Os brindes do Natal da sanzala Aldeia do Quitexe



Aqui falámos há dias da festa de Natal na escola de Aldeia, sanzala que fica na saída do Quitexe para Camabatela e onde professoravam a Irmão Augusta (religiosa e irmã de sangue do padre Albino Capela) e  a  quintanista de medicina Margarida Sousa Cruz, a «mais que tudo» do alferes Cruz. Hoje, enviada já não sei por quem (quem foi?), aqui posto o momento dos brindes na sala da escola, notando-se o quadro negro e a saudação de boas festas.
A menina aqui da esquerda, francamente não me lembro quem é? Quem será? E quem é o militar logo a seguir? Talvez o alferes Rodrigues, não tenho a certeza. Depois, uma ala de alferes milicianos. De farta bigodaça e ar de irreverência bem notória e com as mãos no cinto, o Hermida. Depois, de copo a aviar, está o Pedrosa que viera de Santa Isabel. O seguinte, também, Barros Simões de nome e autor do emblema/crachat do BCAV. 8423. Outro bigodaças, é o mecânico Cruz - que já goza a aposentação e por lá tinha unimogs e berliets sempre em forma. A oficina era aquela máquina!

O discreto e eficiente Ribeiro está a seguir, de cuca na mão, para desencervejar a sede. Depois, apontando para o além, o «ranger» Garcia, que comandava os valentes atiradores do PELREC. Aqui à frente, de óculos e camisa branca, o padre Albino Capela - que era o responsável pela Missão Católica do Quitexe.

Assim era esta boa malta dos Cavaleiros do Norte. Há 37 anos, precisamente! 
- RODRIGUES. Augusto Rodrigues, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers). Funcionário do Serviço Metereológico no aeroporto de Lisboa.
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes miliciano de transmissões. Aposentado, reside na Figueira da Foz.
- PEDROSA. Luís António Pedrosa de Oliveira, alferes miliciano atirador de cavalaria. Empresário, em Marrazes (Leiria).
- SIMÕES. Mário José Barros Simões, alferes miliciano atirador de cavalaria. Aposentado, morador nas Caldas da Raínha.
- CRUZ. António Albano Araújo de Sousa Cruz, alferes miliciano mecânico. Aposentado, residente em Santo Tirso.
- RIBEIRO. Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano sapador. Engenheiro, residente no Tramagal.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers). Natural de Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães). faleceu a 2 de Novembro de 1979, era agente da Polícia Judiciária.
- CAPELA. António Albino Vieira Martins Capela, sacerdote católico e padre do Quitexe. Reside em Barcelos, onde é professor.



Sem comentários: