segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1 081 - O princípio do adeus a Santa Isabel...


Novembro, finais do mês de 1974. É grande a azáfama por Santa Isabel - onde jornadeia a 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Paulo Fernandes. Está por um dia, a partida definitiva.  
«Foi mantida a actividade desenvolvida do antecedente, excepção feita à 3ª. CCAV., na qual de iniciaram os preparativos para o seu movimento para o Quitexe», lê-se no Livro da Unidade, referindo-se a toda a guarnição do BCAV. 8423.
A Santa Isabel chegaram os Cavaleiros do Norte a 11 de Junho de 1975, assumindo a responsabilidade operacional da zona de acção. Não era o degredo, Santa Isabel!!! Mas não era, também a praia do Mussulo, ou a restinga e ilha de Luanda, por onde se passeavam corpos de ébano (e outros), de fazer lamber o queixo de desejo.
A picada, até à estrada do café, era uma dor de cabeça e de alma para quem, fazendo pela vida ou cumprindo missão militar, por lá tinha de galgar quilómetros de pó e de curvas, aqui e ali fechadas de mata densa, por onde espreitavam perigos para quem por ela tinha de passar. Por lá passei algumas vezes, sempre de olho aberto e sentidos  bem apurados. Mas mais, muitas mais vezes, por ela se empoeiraram os companheiros de Santa Isabel.
Há 37 anos, faziam malas e arrumavam as pequenas coisas pessoais, para o adeus a um sítio marcado pela guerra, desde 1961.
Sábado passado, dia 26 de Novembro, outros 37 anos se passara sobre um comício em Vista Alegre. A FNLA procurava mentalizar a população local para as suas ideias, «procurando anular a influência local e de área» que por aquelas bandas, diz o Livro da Unidade, «o MPLA possui».

Sem comentários: