sábado, 5 de novembro de 2011

1 056 - Apresentação de FNLA´s em Santa Isabel


Capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV. 8423


O cessar-fogo declarado pela FNLA, a 15 de Outubro, fez o mês de Novembro de 1974 «caracterizar-se por uma  acalmia não encontrada há longos anos», como sublinha o Livro da Unidade.
Os contactos directos de elementos da FNLA com as autoridades militares e da administração civil portuguesas, «agora já nas categorias elevadas da sua chefatura», continuaram por estas semans - «como já vinha sucedendo em Vista Alegre».
A 4 de Novembro de 1974, ontem se fizeram 37 anos, por exemplo, realizou-se um encontro na fazenda de Santa Isabel, onde jornadeava a 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
O dia 4, a nível de Batalhão, aliás, ficou marcado pela partida do comandante Almeida e Brito, de férias e para Portugal. O comando efectivo (embora interino) ficou assegurado pelo capitão Falcão, oficial de operações e adjunto do BCAV. 8423 - que nesse mesmo dia se reuniu com outros comandantes das unidades do Comando do Sector do Uíge, no BC12, em Carmona.
Dois dias antes (a 2 de Novembro), tinham estado no Quitexe o brigadeiro Altino de Magalhães, comandante da ZMN, assim como (a título particular) o comandante do BCAV. 8324 (de Sanza Pombo) e diversos oficiais da guarnição de Carmona.
- BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel e comandante do BCAV. 8423. Faleceu a 20 de Junho de 2003, vítima de doença súbica. Tinha a patente de general.
- FALCAO. José Paulo Mendnonça Montenegro Falcão, capitão de cavalaria. Actualmente, coronel aposentado e residente em Coimbra.
- FERNANDES. José Paulo de Oliveira Fernandes, capitão miliciano de infantaria e comanmdante da 3ª. CCAV. 8423. Engenheiro, residente em Torres Vedras.
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola.
- ZMN. Zona Militar Norte.

Sem comentários: