quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1 083 - Adeus, Novembro de 1974, ao meio ano de Angola...

Ponte do Dange vista do aquartelamento do mesmo nome (1974)


A 13 e 19 de Novembro de 1974 reuniu, no Quitexe, a Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) - que a 2 de Dezembro mudaria de nome, com efeitos práticos da data de 11 seguinte. 
AS CLCS agiam directamente junto das populações, através de meios de acção psicológica e com o objectivo de influenciar o seu comportamento, no sentido de uma maior fixação no território e negar o apoio a elementos infiltrados - aos chamados terroristas. Era uma espécie de braço civil não armado (com militares) de apoio às Forças Armadas. Não creio, agora vista à distância de 37 anos, que tivesse um efeito muito prático.
Tal comissão, de resto, passava praticamente despercebida da guarnição e não creio, também, que a comunidade civil lhe desse importância por aí além. Alguns civis, aliás - e como já por várias vezes foi dito por este blogue - tinham muitas vezes comportamentos duplos. Quem sabe - e nunca saberemos... - quantas informações dessas reuñiões não terão sido passadas para o inimigo. Deus lhes perdõe!!!
Operacionalmenmte pouco ocupada, para além da garantia de segurança nos principais itinerários (de resto, bastante cansativa...), a guarnição ocupou-se, também, neste mês de Novembro de 1974, da protecção às brigadas da JAEA nos trabalhos de requalificação da estrada do café - de Aldeia Viçosa a Ponte do Dange - e de um troço da estrada (picada) do Quitexe para Camabatela.
E já lá iam seis meses da comissão em Angola. Hoje se fazem precisamente 37,5 anos da chegada da CCS a Luanda, por via aérea.
- JAEA: Junta Autónoma de Estradas de Angola.


Sem comentários: