terça-feira, 29 de novembro de 2011

1 082 - O GE que ameaçava disparar de rajada...

O bar do Rocha, na estrada principal do Quitexe (a do café) à entrada da vila, do lado de Luanda

O que é que o 29 de Novembro tem a ver com os Cavaleiros do Norte? Foi um dia como muitos outros. mas foi também véspera do início do processo de desactivação dos GE, no Quitexe.
A história já aqui foi falada. Vem hoje ao blogue para falar de um momento de elevada perigosidade, vivido no bar do Rocha, onde, bem entrado no álcool, um GE almeaçou disparar sobre tudo o que bulisse. E, muito especialmente, sobre um jovem oficial miliciano português. 
Não recordo o dia - aliás, a noite... -, mas lembro-me que não desarmava o GE, cambaleante e notoriamente embriagado, de G3 na mão e sabe-se lá se com bala na câmara. Veio a apurar-se que não. Não desarmava e mantinha a bravata insolente e leviana, ameaçando disparar, de rajada - o que deixou toda a gente que enchia o bar do Rocha com os cabelos em pé. De medo, a suar em bica, em suores frios, a adivinhar uma tragédia.
Serenaram-se os medos quando o GE, continuando embriagado e muito cambaleante (mal se aguentava de pé...), aceitou «negociar» e foi sugerido para a disciplina militar a que estava obrigado.
«Eu não dás os arma..», disse ele, tropeçando nas sílabas e nas pernas. Mas deu e foi um grande alívio.
Sem ela ficou, dormiu no posto 5 e foi entregue à justiça militar. Meses depois, creio bem dizer que sem o processo concluído, foram desactivados os GE e nunca mais se soube dele. Provavelmente, foi mais um militar do ELNA. Ou das FAPLA. Quem sabe?!
- GE. GRUPO ESPECIAIS (GE). Unidades auxiliares formadas em 1968, constituídas por voluntários africanos de etnia local, que operavam adidas às unidades do Exército Português. No seu auge, em Angola existiam, 99 grupos GE de 31 homens, cada. O BCAV. 8423 tinha adidos os GE 217 e 223 (à CCS, no Quitexe), o 222 (à 2ª. CCAV., emAldeia Viçosa) e o 208 (à CCAÇ. 4145/72 em Vista Alegre).

- ELNA. Exécicto Nacional de Libertação de Angola, braço armado da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), antiga União dos Povos de Angola (UPA).
- FAPLA. Forças Armadas de Libertação de Angola, braço armado do MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola.
- POSTO 5. Posto de vigilância e defesa do Quitexe. Funcionava como prisão militar, no rés-do-chão.

Sem comentários: