quinta-feira, 10 de novembro de 2011

1 061 - A parada militar do Quitexe...


O espaço que aqui se vê é o da parada do Batalhão de Cavalaria 8423, no Quitexe. Mesmo na frente, o espaço ajardinado onde, no mastro, diariamente se içava e descerrava a bandeira nacional.
Ao fundo, eram os balneários colectivos. Ao centro, o espaço das oficinas, sendo bem visível as duas bombas de combustível. Mais para o lado, sem se verem na foto, ficavam as casernas e, para o outro, a cozinha e o refeitório dos praças.
A parada era onde, também diariamente, se formava a guarnição, para o controlo de pessoal e entrada em escalas de serviço.
O grupo de militares que se vê, de calções e camisolas camisolas brancas, era (e não erro, por certo), algum dos que, por este tempo de 1974, participava em diversos jogos de futebol - ora entre pelotões e especialidades da guarnição, ora desta com equipas civis, em disputadíssimos despiques no campo da vila.  
O jogo da bola (ou das cartas, ou das damas e do dominó) eram algumas das actividades com que os  militares ocupavam o seu tempo, destressando emoções e fazendo a leitura (ou a redacção) de um ou muitos aerogramas, para a família que ficava em Portugal e se roía de saudades, ou para as namoradas e mulheres a quem faltava o colo das suas paixões.

Sem comentários: