quinta-feira, 17 de novembro de 2011

1 068 - A formação política dos militares do Quitexe

A 15 de Novembro de 1974, foi publicado um suplemento que incluía o decreto-lei que estabelecia quem não poderia ser elegível ou eleitor nas Eleições Constituintes que se viriam a relizar a 25 de Abril de 1975, um ano depois da revolução.
A lista era longa, enchendo meia página do jornal que lá me chegou, e foi tema de acaloradas discussões no bar e messe de sargentos. Abrangia uma imensidão de cargos públicos exercidos entre 28 de Maio de 1926 e 25 de Abril de 1974
A nossa politização era curta (nenhuma!!!) e o pouco que sabíamos era nascido das ideias que, quem de férias tinha vindo a Portugal, para lá nos levava, muitas vezes embrulhadas em confusões - até pelo uso do novos termos do léxico político. 
Tudo sabia a novidade, para nós, enquanto por cá já se desembuxavam teorias por tudo quanto era partido: os hoje convencionais PS, PSD (então PPD), CDS/PP, PCP e PCPT/MRPP, o MPD/CDE (entretanto extinto) e até o PPM, ou os meteóricos PCSD, PTDP, PSDI, o PUP, o MES, a UDP, o MES, a UDP, FSP, LCI, FEC-ML,  alguns dos quais nem chegaram às urnas das primeiras eleições pós-25 de Abril.
Eu tinha pedido ao Neto para me mandar o que pudesse de papelada política, mas só em meados de Novembro lá me chegou a "encomenda" - que me deu horas de muita leitura e pouco entendimento. Mas foi motivo de muitas e acaloradas discussões entre a «furrielada» do Quitexe - às vezes até com muito exagero!
Nem quero lembrar a argumentação que se trocava entre Machados, Mosteias, Cruz(es), Pires e quantos outros, com as minhas colheradas pelo meio. Afinal, eu é que tinha a bola (a papelada), era eu, pois, que mandava no jogo (na conversa...). À distância de 37 anos, dá vontade de rir, se nos lembrarmos da ingenuidade dos nossos argumentos... políticos.
- PCDS. Partido Cristão Social-Democrata.
- PTDP. Partido Trabalhista Democrático Português.
- PSDI. Partido Social-Democrata Independente.
- PUP. Partido de Unidade Popular.
- UDP. União Democrática Popular.
- MES. Movimento de Esquerda Socialista.
- LCI. Liga Comunista Internacionalista.
- FSP. Frente Socialista Popular.
- FEC/ML. Frente Eleitoral de Comunistas / Marxistas-Leninistas.
- CARTAZ. Cartaz das Eleições Constituintes de 1975

Sem comentários: