quarta-feira, 16 de novembro de 2011

1 067 - Encontros futebolísticos e com combatentes

Campo de futebol do Quitexe (anos 70 do século XX)


A 16 de Novembro de 1974, o Quitexe foi cenário de um encontro de dirigentes e combatentes da FNLA e as lideranças militares portuguesas. Tais encontros vinham a acontecer já desde o princípio do mês - nomeadamente desde o dia 4, em Santa Isabel, naquele que o Livro da Unidade cita como «sendo este o primeiro contacto desde 1961».
A declaração de cessar fogo, por parte do movimento independentista liderado por Holden Roberto, vinha já desde 15 de Outubro, embora encarada com naturais reservas.
Tais contactos, como se calcula, passavam despercebidos à guarnição, mais voltada, ao tempo, para renhidos despiques futebolísticos no campo da vila, envolvendo pelotões e, até, grupos de civis. E como animados eram estes!

Por mim, que nada era parecido com o Cristiano Ronaldo que ainda estava para nascer - e muito menos com o fabuloso Eusébio, então já na fase final da sua extraordinária!!! -, algumas vezes me armei em futebolista, defesa central e a marcar à zona, distribuindo pantufadas pelo que me aparecia pela frente com botas emprestadas pelo Canhoto, que, por sua vez, as usava cedidas pelo irmão José, que estava em Santa Isabel.
- CANHOTO 1. Alípio Canhoto Pereira, soldado condutor-auto da CCS, funcionário de bombas de gasolina, em Belmonte, de onde é e onde reside.
- CANHOTO 2. José Canhoto Pereira, irmão de Alípio, soldado atirador da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel.

Sem comentários: